facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

17 de Janeiro de 2017, 20h:00 - A | A

GERAL / ALERTA NO NORTE

Adolescente morre com suspeita de dengue hemorrágica em Colíder

Confirmação depende de exames que serão realizados em Cuiabá. Se der positivo será o segundo caso registrado em menos de um ano

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



Um adolescente de 14 anos morreu no Hospital Regional de Colíder (634 Km ao Norte de Cuiabá), no último sábado (14), com suspeita de dengue hemorrágica.

Inicialmente, o garoto foi atendido na sexta-feira (13), em um hospital particular, mas transferido para o setor de emergência da unidade da rede estadual com sintomas como falta de ar, fraqueza e dores no corpo. Posteriormente, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia intensiva (UTI).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária do município, Ângela Maria Paixão, o bairro onde a vítima morava, Jardim Vânia, passou por um trabalho de bloqueio químico.

“O pessoal de combate a endemias está fazendo um trabalho de bloqueio, uma pulverização onde houve um caso notificado e ficou comprovado que tinha larvas”, disse à TV Record de Colíder.

Além disso, Ângela Paixão também informou que está sendo feito um levantamento rápido do índice de infestação de larvas, o que será intensificado até a próxima semana.

Segundo a coordenadora, este é o segundo caso de morte com suspeita de dengue no município entre 2016 e 2017.

Mesmo com os indícios de dengue hemorrágica, esse diagnóstico somente será confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), após exames realizados com o material que foi encaminhado de Colíder para Cuiabá. 

Ao , a Secretaria de Estado de Saúde informou que a Vigilância Epidemiológica está monitorando a suspeita de óbito por dengue grave no município de Colíder. Embora a Secretaria de Estado de Saúde ainda não tenha recebido notificação oficial, amostras de sangue foram encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen) e somente quando recebermos o resultado desses procedimentos, a SES poderá confirmar ou descartar a suspeita da causa da morte.

Dados dengue

No início de janeiro, a Secretaria de Saúde do Estado divulgou que Mato Gosso registrou 28.367 mil casos de dengue no ano de 2016.

De acordo com o levantamento, os índices diminuíram em relação ao ano de 2015, quando a doença ultrapassou 33 mil casos.

A incidência é de 869 casos para 100 mil habitantes. Somente em dezembro, 57 municípios mato-grossenses notificaram casos de dengue. 
Em 2016, 21 óbitos foram investigados, sendo que cinco já foram confirmados e 10 descartados. Seis ainda estão em investigação.

Álbum de fotos

TV Record Colíder

TV Record Colíder

TV Record Colíder

Comente esta notícia