facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

19 de Julho de 2018, 18h:30 - A | A

ENTREVISTA / BERÇO SUSTENTÁVEL

Projeto distribui móvel para evitar asfixia de bebês por pais em Cuiabá

O kit reúne caixa de papelão, colchão, fraldas de pano, brinquedo e cartilha. Com menor mobilidade são evitados os riscos de morte súbita dos bebês.

ANA CRISTINA VIEIRA
DA REDAÇÃO



O Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim) e do Hospital Santa Helena lançou o projeto Primeiro Berço Sustentável, inspirado em uma experiência  da Finlândia, que possui uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo. 

Em entrevista ao , a diretora de mercado da Unimed Cuiabá, Suzana Palma explicou que o projeto entrega um kit com caixa de papelão, colchão, fraldas de tecido, brinquedo e cartilha que a mamãe e o bebê receberão ao ter alta do Hospital Santa Helena.

A ideia do berço em formato de caixa de papelão tem como objetivo oferecer mais segurança ao bebê, pois limita sua mobilidade e evita morte por acidentes.

"Quando a criança rola um pouco na cama e fica de bruços, ela não tem a maturidade para virar o pescoço e respirar, podendo ocorrer sufocamento até mesmo pelos inúmeros acessórios que se tem no berço convencional", alerta a médica. 

Além da segurança, o berço sustentável segue um conceito de filosofia de vida, motivando a afetividade e a igualdade social.

"Num momento seguinte em que a criança vai crescendo, essa caixa se torna um depositário das lembranças daquele bebê. Às vezes, num mundo corrido do consumismo, nós perdemos", destaca a médica. 

Esta primeira fase terá três meses de duração e deve atender uma média de 700 bebês por mês, independente do parto ser por meio de plano de saúde, particular ou SUS. 

Confira a entrevista na íntegra:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia