facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

06 de Julho de 2019, 12h:00 - A | A

ENTREVISTA / MULHER "NAQUELES DIAS"

Dor pode indicar endometriose e infertilidade, alerta médico; veja vídeo

O ginecologista Laerte Basso Junior explica quais os sintomas que indicam a doença que pode causar infertilidade feminina, e como tratar.

ANA CRISTINA VIEIRA
DA REDAÇÃO



O médico ginecologista Laerte Basso Junior revelou, em entrevista ao , que uma em cada dez mulheres tem endometriose, mas grande parte não sabe que sofre da doença que ataca o tecido do útero, os ovários, a bexiga, intestino e até mesmo os olhos.

A endometriose, segundo Laerte, pode ser assintomática, porém, pode estar relacionada à cólica no período menstrual, que vai aumentando com o passar dos anos.

"Cólica não é normal, indica que algo está acontecendo, não necessariamente pode ser endometriose, mas pode ser por outras causas, como alimentar, emocional, mioma, inflamação", explica. 

A doença, caso não receba o tratamento adequado, pode interferir na fertilidade feminina.

"A endometriose pode causar infertilidade, mas é bom dizer que não é por que você tem que será infértil. Em torno de 60% das mulheres que têm endometriose conseguem engravidar", argumenta o médico. 

De difícil diagnóstico, a endometriose não tem cura, porém tem tratamento. Para saber mais, basta clicar no vídeo abaixo e assistir a entrevista na íntegra.

Confira a entrevista: 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia