facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

06 de Maio de 2017, 18h:00 - A | A

ENTREVISTA / VEJA VÍDEO

Doces, cigarro e sedentarismo; as implicações para o sistema vascular

ANA CRISTINA VIEIRA
DA REDAÇÃO



"O açúcar é o grande vilão da alimentação e contribui para complicações", destaca cirurgião vascular Nasser Mahfouz, afirmando que os doces podem ser ainda piores que a gordura para o sistema cardiovascular. Entre as dicas de saúde, o médico fala dos benefícios da atividade física e da redução de alimentos gordurosos e industrializados.

Nasser também relata os cuidados necessários ao planejar uma viagem longa, internacional, em que o passageiro ficará horas sentado, citando casos em que a pessoa morre durante o vôo.

Segundo o especialista, a trombose, muitas vezes, é silenciosa e não apresenta sintomas, podendo evoluir para uma embolia pulmonar. "Utilizar determinadas meias de compreensão, levantar durante o vôo são algumas orientações repassadas pelo médico", comentou Nasser, em entrevista ao site .

Para o cirurgião, um erro recorrente da população é associar a especialidade vascular somente aos incômodos relacionados às varizes, quando na realidade, a área alcança todas as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

Ele explica que, em Cuiabá, já estão disponíveis tecnologias avançadas, antes encontradas apenas na região Sudeste. O tratamento endovascular, por exemplo, já é uma realidade na capital. "O tratamento avançou muito, com rápida recuperação para os pacientes".

Quanto ao Acidente Vascular Cerebral, o cirurgião vascular explica que é necessário a avaliação da artéria carótida, dos hábitos do paciente, das alterações do organismo para um tratamennto clínico. Quando existe o entupimento expressivo da carótida, a intervenção cirúrgica é indicada para que não ocorra o AVC.

Confira a entrevista:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

José Sesostris de Lima 25/06/2017

Repórter Ana Cristina filhota do meu amigo João Batista e meu admirado médico Dr. Nasser Mahfouz. Que matéria fantástica com muita informação útil.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1