facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

16 de Outubro de 2018, 16h:30 - A | A

PAPO RETO / "TROPA DE ELITE"

Policiais civis usavam técnica do 'Capitão Nascimento' para torturar 'suspeitos'

DA REDAÇÃO



O delegado Edson Pick e os investigadores Woshigton Kester Vieira e Ricardo Sanches teriam usado uma técnica de tortura retratada no filme Tropa de Elite, sucesso de público em 2007. Eles teriam asfixiado um traficante em Colniza (1.065 km ao Norte de Cuiabá) utilizando um saco plástico, de acordo com a denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

"Que após encontraram uma porção de maconha pertencente ao declarante (60g), os policiais algemaram o declarante e passaram a lhe espancar, desferindo golpes de socos, tapas e chutes na costela, além de segurar o declarante só pelo cabelo. Ainda, os policiais colocavam uma sacola na cabeça do declarante, com intuito de tampar sua respiração por um período, asfixiando-o, método demonstrado no filme Tropa de Elite, causando o declarante intenso sofrimento físico e psicológico", diz trecho de depoimento colhido pelo Ministério Público.

No filme, o personagem Capitão Nascimento, utiliza essa e outras técnicas para conseguir informações de bandidos.

Pick, Vieira e Sanches foram presos nesta terça-feira (16) durante a deflagração da Operação Cruciato. Eles irão responder criminalmente pela suposta tortura durante investigações da Polícia Civil.

Leia mais:

Delegado e investigadores são presos acusados de tortura em Mato Grosso

Delegado e investigadores foram presos acusados de asfixiar criminosos

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia