facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

26 de Junho de 2016, 11h:51 - A | A

CONEXÃO PODER / ASSISTA NA ÍNTEGRA

Janaina aposta na reprovação da RGA; Botelho prevê vitória do governo

Depois de conseguir anular, na Justiça, aprovação da RGA proposta pelo governo, deputada tenta emplacar sequência de rejeição à matéria em plenário. Botelho, por sua vez tem argumentos que mostram mudança nos votos contrários de dois deputados.

PAULO COELHO
DA REDAÇÃO



Os deputados estaduais Janaina Riva (PMDB) e Eduardo Botelho (PSB), foram os entrevistados no programa Conexão Poder, neste domingo (26). Ela oposição ao governo, ele situação e membro da Mesa Diretora (vice-presidente). O principal tema abordado no Conexão é a revisão geral anual (RGA) dos servidores do Executivo.

“Vai ser uma vitória ainda mais larga”, provoca Botelho. Janaina, ao contrário, acredita que a negativa à proposta do Paiaguás, parcelando a RGA de 6% em três vezes, se manterá.


A deputada tanto contestou na Justiça, que conseguiu decisão favorável a um Mandado de Segurança, deferido pelo desembargador Márcio Vidal, nesta sexta-feira (24), que anula a primeira votação que aprovou a a proposta do RGA, apresentada pelo governo. Essa mensagem do Executivo foi aprovada na última quarta-feira (22).
Para Botelho, mesmo com a votação zerada, uma nova apreciação a ser realizada nessa segunda-feira (27), conforme convocação extraordinária, deve resultar em outra vitória governista, já que na primeira, votaram a favor da matéria 12 deputados aliados, contra outros 10 votos dos oposicionistas(o número ainda é contestado na Justiça). “Vai ser uma vitória ainda mais larga”, provoca Botelho. Janaina, ao contrário, acredita que a negativa à proposta do Paiaguás, parcelando a RGA de 6% em três vezes, se manterá.

A  relação institucional dos dois poderes também entra na pauta de debate do programa. Enquanto Botelho defende que a condução da gestão política fique a cargo do atual chefe da Casa Civil, Paulo Taques, Janaina ironiza: “Seria um caos no governo”, se referindo à possibilidade de o governo criar o Gabinete de Articulação Política, tendo, conforme especula-se, Paulo Taques no comando.

Botelho condena a participação exagerada dos manifestantes, que segundo ele têm tumultuado, direto da galeria do plenário das deliberações, as sessões ordinárias que têm discutido a RGA. “Ali não é estádio de futebol, PR se levar apito”, reclama.

A disputa pela Mesa Diretora, que deve ocorrer em setembro, é outro tema abordado no programa. Eduardo Botelho é um dos pré-candidatos, ao lado do atual presidente Guilherme Maluf (PSDB) e Emanuel Pinheiro (PMDB), esse último aliás, com o apoio de Janaína. Tem novidade nas articulações. Botelho anuncia ter se reunido com o governador Pedro Taques, de quem teria tido ótimas notícias. Será que Pedro Taques apoiaria Botelho, ao invés de dar respaldo à candidatura do colega de partido Maluf? 

 ASSISTA NA ÍNTEGRA:  

Comente esta notícia

INDIGNADA 26/06/2016

Agora Don Pedrito vai congelar ainda mais nosso soldo por um longo período de 2 anos ou mais, agora quanto a União, essa já deu o devido reajuste de até 55% e também a RGA aos servidores federais!!!Não podemos esperar nada desse governador, que só pensa no seu umbigo!!!Triste fim para quem confiou no P.T!!!Pessoal, não saiam da ALMT, façam pressão mesmo!!!Quanto ao parecer do TCE é resquício do pedante, ainda lembramos muito bem o que esse cidadão fazia com o servidores público na época em que era secretário de fazenda, ressuscitamos infelizmente esse pessoal, espero que o povo mato-grossense não esqueça disso!!!Fora P.T. e leva junto seus asseclas!!!

positivo
0
negativo
0

helio 26/06/2016

Pessoal se o Botelho que estava de bronca com o Maluf, resolve agora defender o Governador, que nem aceita as indicações dele. Então algo existe de errado, o governo deve estar ofertando algo a ele. Vamos aguardar pra saber o que é que ele receberá.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1