facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

23 de Abril de 2014, 11h:03 - A | A

CIDADES / CHAPADA DOS GUIMARÃES

Principais pontos turísticos de Chapada estão abandonados; turistas criticam descaso

E a situação é muito preocupante, já que teremos o evento Copa do Mundo em Cuiabá e a cidade não se preparou e o que é pior, não deu manutenção aos pontos turísticos da região.

ABDALLA ZAROUR
DA REDAÇÃO



Não parece, mas Chapada dos Guimarães já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município, que fica localizado a 60km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães deu origem a outras cidades como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros. É a capital do turismo no Estado devido suas belezas naturais espalhadas como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.

VEJA VÍDEO DA SITUAÇÃO DA ESTRADA QUE DÁ ACESSO AO MIRANTE, EM CHAPADA DOS GUIMARÃES:

RepórterMT

20140418_160141.jpg

Guarita de segurança do Mirante: desativada e toda danificada


Mas quem vai em Chapada dos Guimarães fica decepcionado com o que vê. E a situação é muito preocupante, já que teremos o evento Copa do Mundo em Cuiabá e a cidade não se preparou e o que é pior, não deu manutenção aos pontos turísticos da região.

Em um dos seus principais pontos de visitação, o Mirante, o local está totalmente abandonado. A guarita, que fica logo na entrada de acesso ao local, está desativada e toda danificada. A pequena estrada de terra, que fica entra a rodovia Clarismundo Scheffer e o ponto turístico, está toda esburacada e com risco de veículos ficarem atolados.

Quem passa pelo local lamenta a situação, como é o caso do engenheiro Ângelo Borégio. "O lugar mais lindo de Chapada, porém, sem infraestrutura nenhuma. Uma estrada em que você pode atolar. Não existe um sanitário. Infelizmente, Chapada dos Guimarães, um dos lugares mais lindos do Brasil, está abandonada", comentou.

Borégio também disse que antes de ir para o Mirante, teve o seu carro atolado em outro ponto turístico de Chapada, Véu de Noiva. Ele lamentou a situação e disse que muitas pessoas também tiveram os veículos  atolados quando visitaram o local.

O piloto Danilo Augusto também criticou a situação em que se encontra o Mirante. "Muito bonito o Mirante. É um lugar bom de você trazer sua família, mas está muito mal cuidado, você vê muita sujeira, você vê muito lugar de risco, não tem proteção. Não tem um guia. Está bem abandonada. A situação é bem precária", observou.

PONTOS TURÍSTICOS DE CHAPADA DOS GUIMARÃES

Chapada dos Guimarães tem vários atrativos turísticos: 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.

O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesãos locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas. Existe um projeto de uma "Rua do Artesanato", que visa criar um local específico para os artesãos, mas nada projetado ainda. Além de todas estas opções, o município conta com o turismo nos dias mais frios do ano, quando a temperatura pode diferir-se até -2°C para menos, da próxima capital Cuiabá. (Com Wikipédia)

Comente esta notícia