facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

21 de Agosto de 2014, 08h:10 - A | A

CIDADES / SAARA CUIABANO

Médicos alertam para risco de doenças provocadas pela baixa umidade do ar na Capital

Além da secura o calor exagerado pode agravar a situação; em Cuiabá estão previstas temperaturas acima dos 38 graus

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



A temperatura pode atingir 38ºC nesta quinta-feira (21) em Cuiabá, consequentemente a umidade relativa do ar atinge índices alarmantes, podendo chegar na casa dos 30%. O índice de incidência de raios UV também atinge níveis extremos, e a exposição ao sol deve ser evitada das 10h às 16h. 

De acordo com o 9º Departamento de Meteorologia, para esta quinta e sexta-feiras (21 e 22) a temperatura máxima deve se manter na casa dos 38º, e as mínimas, registradas durante a madrugada, variam entre 17º e 18º C. A umidade se mantem em 30% e não há previsão de chuva para os próximos dias.

O chefe de meteorologia do Departamento, Waldilson Almeida Fidelis, descartou a possibilidade de queda na temperatura. “Não consta a aproximação de massa de ar frio sobre o Estado, o que indica que a temperatura deve permanecer alta nos próximos dias”.

A umidade baixa também desperta para cuidados especiais com a saúde.  A baixa umidade do ar contribui para o aparecimento de doenças no sistema respiratório. Vírus e bactérias aproveitam o tempo seco, os locais fechados e as aglomerações para se espalhar. As doenças típicas deste período são resfriado, gripe, rinite sinusite, faringite ou amigdalite aguda (inflamação de garganta), bronquite, pneumonia e asma.

A médica infectologista, Zamara Brandão Ribeiro, alerta para alguns cuidados para a prevenção destas doenças em dias de tempo seco. “É preciso ter o hábito de beber muita água, evitar alimentos salgados, manter uma alimentação saudável, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, manter uma bacia com água em locais fechados e com ar-condicionado, evitar o uso de roupas de lã, cobertores e outros tipos de tecido que podem acumular pó e facilitar a ocorrência de crises respiratórias", destacou.

Não apenas o sistema respiratório sofre neste período, é importante manter cuidados especiais com a pele. "Outras medidas também deve ser tomadas, como lavar as mãos constantemente e cobrir o nariz e a boca quando for tossir ou espirrar", avaliou.

Idosos, crianças com idade inferior a dois anos, gestantes, diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, obesos mórbidos e pacientes com algum grau de imunossupressão (AIDS, câncer, transplantados, pacientes em uso de corticosteróides em dose alta ( reumatológicos), ou quimioterapia, ou radioterapia, entre outros), precisam de cuidados especiais neste período.

 

 

Comente esta notícia