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Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

12 de Abril de 2014, 11h:24 - A | A

CIDADES / \'BARRIGA\' DA GETÚLIO

Faixa de ônibus é alargada para \"melhorar\" fluxo nos pontos, justifica prefeitura

A sinalização que deveria seguir em linha reta, faz uma curva significativa no meio do seu trajeto

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



Antes de ser inaugurada, a faixa exclusiva de ônibus da Avenida Getúlio Vargas, já tem sido criticada nas Redes Sociais. As pessoas não entenderam o modelo de faixa, não muito tradicional, que foi adotado. A sinalização, que deveria seguir em linha reta, faz uma curva significativa no meio do seu trajeto.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a justificativa para ‘curva’ é que, entre a Rua Batista das Neves e a Avenida Marechal Deodoro, a faixa foi ‘alargada’ para que os ônibus possam passar coletivos que estiverem parados nos pontos, sair na Faixa Exclusiva.  O modelo, que é experimental, pretende alternar as paradas entre os pontos. O  veículo que parar em um, não para no próximo, e só retorna à parada no seguinte. 

A faixa está sendo sinalizada pela empresa Tecnovia, que venceu a licitação de pouco mais de R$2,2 milhões para demarcar algumas ruas da Capital. De acordo com a Secom, a conclusão da faixa depende das condições climáticas. Eles aguardam por dois dias seguidos sem chuvas para que a Tecnovia inicie a sinalização de meio-fio, a colocação dos tachões - limitando o corredor exclusivo - e a sinalização no lado esquerdo da pista.

Em alguns trechos o estacionamento continuará liberado, mas apenas no lado esquerdo. Em  outros, como o que compreende o início da Getúlio Vargas e o prédio do INSS, o estacionamento continuará proíbido.

Assim que entrar em funcionamento, os motoristas terão 15 dias para se adaptarem às mudanças. Eles serão orientadas pelos amarelinhos. Passado este período, os veículos que forem flagrados transitando na faixa exclusiva serão multados, e os que estacionarem no local serão guinchados.

O sistema será o mesmo da Isaac Póvoas, implantado em agosto passado. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) está concluindo os estudos para a implantação do corredor em outras avenidas de Cuiabá. 

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Cuiabano de Coração 15/04/2014

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pintou uma faixa contínua em zigue-zague na Rua Francisco Ranieri, no trecho entre a Avenida Direitos Humanos e a Rua Dorival Dias Minhoto, no bairro Lauzane Paulista, na Zona Norte de São Paulo. Segundo a CET, a sinalização é feita para aumentar a área de espera e de passagem de veículos na área próxima aos semáforos, garantindo maior fluidez ao trânsito. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/cet-pinta-faixa-amarela-em-zigue-zague-em-rua-da-zona-norte.html

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maria 12/04/2014

cada vez fica mais difícil se andar em Cuiabá, a gente se espreme em uma ou duas faixas de carros enquanto na faixa de ônibus fica esperando mais de cinco minutos pra passar um ônibus...é covardia com a população que já enfrenta um transito tão caótico, e nem lugar pra parar se tem em Cuiabá.... Acorda prefeito nossa cidade não foi projetada como tantas outras no Brasil, as nossas ruas são estreitas para este tipo de mudança..

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salvadorjr 12/04/2014

E aos poucos o trânsito daqui se parece mais com o de Nova Delhi na India ou Kabul no Afeganistão ou talvez o de Bagdá no Iraque. Na realidade acho que esses cara são formados pela Universidade do Nepal. Isso mesmo, no Himalaia onde as subidas são sinuosas e estreitas por onde circulam aqueles ônibus com gente , porcos, galinhas e toda sorte de animais.Pra fazer uma atrocidade dessas.....me mostra uma universidade de engenharia ou norma que manda fazer isso.....Talvez eu seja leigo nisso?

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3 comentários

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