facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

26 de Julho de 2014, 23h:00 - A | A

CIDADES / SEXO SEM CAMISINHA

Casos de Aids aumentam em Mato Grosso enquanto média nacional cai

Estudo mostra também que prevenção ainda é o melhor remédio

KAROL RODRIGUES



Segundo relatório divulgado pelo periódico inglês The Lancet, as mortes provocadas por HIV/Aids no Brasil caíram de forma mais rápida que a média global, num ritmo de 1,5% entre 2000 e 2013.

O estudo do The Lancet destaca ampliação esse ritmo de queda paralelamente ao lançamento em 2000 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos na tentativa de frear o avanço da doença até 2015.

Segundo dados da Agência de Notícias da Aids e Secretaria de Estado de Saúde (SES), nos últimos anos, Mato Grosso contabilizou um aumento nos casos de infecção. Em 2012, foram registrados 637 casos de infecção pelo vírus HIV, com aumento para 686 casos em 2013, entre homens, mulheres, gestantes e crianças. Em 2014, até o momento foram notificados 224 casos.

De acordo com os pesquisadores, a expansão de intervenções no combate do HIV são de enorme importância, como a terapia antirretroviral, os programas para prevenir a transmissão entre mãe e filho e a promoção do uso do preservativo.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO

Durante o período da Copa, Mato Grosso recebeu a Campanha Proteja o Gol, como parte dos eventos de comemoração da Copa do Mundo FiFa 2014, liderada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, o Governo do Estado de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá.

Nesse período, foram disponibilizados na capital testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de 90 mil preservativos para distribuição. Com informações da Agência Brasil

 

Comente esta notícia