facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

15 de Abril de 2014, 14h:59 - A | A

CIDADES / GETÚLIO VARGAS

Amarelinhos guincham veículo estacionado ao lado de placa de proibição

O veículo foi encaminhado para o pátio da SMTU, e de lá só deve sair após o pagamento da multa e as taxas cobradas pela remoção

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



Mesmo sem ainda ter sido inaugurada, a Faixa Exclusiva da Avenida Getúlio Vargas já fez a sua primeira ‘vítima’ na manhã desta terça-feira (15). Um veículo que estava estacionado em local irregular foi guinchado para o pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, e de lá só deve sair após o pagamento da multa e as taxas cobradas pela remoção. 

De acordo com a coordenação de Operações da SMTU, Meri Márcia, a remoção não foi pelo fato do veículo estar estacionado na Faixa Exclusiva de ônibus, até por que a sinalização ainda não foi concluída e o corredor ainda não está em funcionamento, mas sim pelo fato do local ter recebido a sinalização vertical.

“O motorista estacionou o carro ao lado de uma placa de estacionamento proibido, por isso, foi removido. Mesmo a sinalização sendo nova, ela passa a valer assim que é exposta, ela não estava coberta, isso quer dizer que já estava valendo”, explica Meri Márcia.

A coordenadora explicou ainda que ainda não há previsão para que a Faixa Exclusiva comece a funcionar, por isso, ainda não foi traçada a estratégica que será adotada para orientar os motoristas. “Estamos aguardando a conclusão da sinalização, ai sim vamos adotar a melhor estratégia, mas para os motoristas o esquema não é novidade, já que tem o exemplo da Avenida Isaac Póvoas [primeira a receber o corredor em Cuiabá]”, explica.

A faixa na Avenida Getúlio Vargas começou a ser sinalizada na última semana, e após diversas críticas sobre o trecho que foi alargado (popularmente conhecida como Barriga de Sucuri), próximo ao Hotel Amazon, a SMTU refez a sinalização do trecho. A ideia da ‘barriga’, criada na faixa, é para que os ônibus pudessem ultrapassar os veículos que estão parados no ponto embarcando ou desembarcando os passageiros.

O secretário da SMTU, Antenor Figueiredo (PR) chegou a defender a ideia e disse que tudo foi feito com um estudo preliminar.  “Houve várias reclamações nas redes sociais, falando que aquilo ali não existia. Infelizmente, não deixaram acabar o projeto para ser criticado. Ou seja, botaram água antes de começar o fogo”, observou.  “ Tudo é feito através de estudo, nós não fazemos nada de forma aleatória. O ônibus que vier por trás, vai na barriga e vai embora. Ali  na barriga não pode passar veículo”, comentou. 

Antenor chamou a ideia ‘de primeiro mundo’, já que segundo ele, cidades do grande centro do país adotaram esse modelo. “Já que a população não aceitou, vamos voltar ao projeto tradicional e vamos ver o que acontece”.

Antenor adiantou ainda que a próxima Avenida a receber corredor exclusivo será a 13 de Junho, no Centro de Cuiabá.

FAIXA EXCLUSIVA

A faixa está sendo sinalizada pela empresa Tecnovia, que venceu a licitação de pouco mais de R$2,2 milhões para demarcar algumas ruas da Capital. De acordo com a Secretaria de Comunicação a conclusão da faixa depende das condições climáticas. 

Eles aguardam por dois dias seguidos sem chuvas para que a Tecnovia inicie a sinalização de meio-fio, a colocação dos tachões - limitando o corredor exclusivo - e a sinalização no lado esquerdo da pista.

Em alguns trechos, o estacionamento continuará liberado, mas apenas no lado esquerdo. Em  outros, como o que compreende o início da Getúlio Vargas e o prédio do INSS, o estacionamento continuará proibido.

Comente esta notícia