facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

09 de Abril de 2020, 14h:32 - A | A

VARIEDADES / DEMITINDO PARE RECONTRATAR

Wesley Safadão reduz salários e forrozeiros demitem músicos

Cantores demitem para recontratar funcionários após a pandemia

O DIA



Que a pandemia do coronavírus abalou as estruturas da indústria do entretenimento, todos os sabem. O que ninguém sabe, e a coluna conta agora, é que teve cantor demitindo toda a banda por conta da crise financeira causada pela suspensão dos shows, devido à quarentena.

É o caso do cantor Aldair Playboy, do hit ‘Amor Falso’. Ele precisou demitir todos os seus músicos por não ter como arcar com os pagamentos no período sem shows.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

“Em decorrência da Pandemia do Coronavírus a banda teve suas atividades suspensas, sem qualquer previsão de retorno. Seria difícil manter o pagamento dos salários sem que haja faturamento, assim, não restou alternativa a empresa que não seja a dispensa destes e uso do valor em caixa para pagamento tempestivo e correto de todas as verbas rescisórias devidas. Situações especificas como a de funcionários que não possuíam os requisitos necessários para habilitação no programa de seguro desemprego estão sendo tratadas de forma pontual, com a atenção que o caso merece, e sendo prestado auxilio que atenuem as necessidades”, informa a assessoria do cantor à coluna.

Solange Almeida, por sua vez, irá combinar um distrato temporário com seus músicos durante o período do isolamento social, em que eventos com aglomerações de pessoas estão proibidos.
 

“Vão dar baixa nas carteiras e pagar o valor dos direitos trabalhistas para que os músicos fiquem assistidos até que essa fase passe”, informa a assessoria da artista, que estima que o mercado da música deve ser uma das últimas áreas a retomar as atividades. A previsão inicial é que o mercado volte a aquecer entre agosto e setembro.

Seguindo a mesma linha de Sol Almeida, Márcia Felipe também rompeu contrato com todos os seus músicos para recontrata-los depois que a pandemia passar. “O jurídico informou que foi conversado com cada um para decidirem o que queriam. Uns optaram pela MP do governo (Medida Provisória referente aos assalariados) e outros por acordos. Ao todo, 47 funcionários optaram pelo acordo de receber os direitos como FGTS, seguro desemprego por cinco meses, mais a rescisão, e os outros três optaram pela MP. Quando tudo voltar normal, os 47 terão seus empregos de volta”, informa Rod Bala, marido e empresário de Márcia.

Já Wesley Safadão optou por não dispensar seus músicos, mas reduziu os salários dos profissionais para conseguir mantê-los como contratados mesmo durante a crise da agenda vazia.

“Se fez necessária a adoção de medidas que viabilizassem uma ajuda a todos os seus funcionários (mais de 80), considerando para isso fatores como o tempo em que deve estar com suas atividades suspensas e consequentemente sem faturamento, bem como prestar um auxílio que seja suficiente para que funcionários e prestadores de serviço enfrentem esta crise da forma mais branda possível. Desta forma, diante das opções existentes na legislação trabalhista e aquelas advindas das recentes medidas provisórias, foram consultados funcionários que em sua maioria informavam o desejo de não terem seus contratos de trabalho extintos ou suspensos, diante disto, a empresa entendeu por adotar uma redução parcial do salário, que está prevista na convenção coletiva de trabalho, deixando claro que caso haja situação especifica de algum trabalhador demande uma ajuda maior, será prestada esta ajuda. Registra-se que tal medida foi adotada em conjunto com os funcionários, visando a preservação de empregos", informa a assessoria de Safadão.

Xand Avião, que já trabalha com uma equipe reduzida, irá manter todos os funcionários normalmente sem dispensas ou alterações salariais. A assessoria de imprensa do cantor confirma a informação. 

Comente esta notícia