12.03.2019 | 10h22


ALIMENTAÇÃO

Três dicas imperdíveis para desintoxicar pós-folia de Carnaval

É hora de restabelecer o bem-estar, desinchar e eliminar toxinas com sucos, frutas, sopas, shakes e chás



Após dias de folia e muito excesso, o corpo naturalmente pede cuidados especiais. Nada mais indicado, neste período pós-carnaval do que tomar algumas medidas capazes de reprogramar o organismo aos poucos, para voltar à rotina (e à dieta), desinchar e restabelecer o bem-estar, buscando uma ação antioxidante.

O Metrópoles pediu a quatro jovens nutricionistas da cidade que compartilhassem dicas e receitas acessíveis para dar adeus às calorias conquistadas nos dias de fervo. Confira:

Combater a retenção de líquido

Para a nutricionista Isabella Chaer Caiado (@nutriisabellecaiado), a melhor dica é abusar dos alimentos ricos em potássio, cálcio, magnésio e vitamina B6. “Enquanto o sódio ajuda na retenção hídrica, o potássio funciona como diurético natural”, completa.

Nesse grupo estão: chá de cavalinha e hibisco, água de coco, melancia, melão, limão, kiwi, maçã, abacaxi, morango, pera, melado, semente de girassol e farinha de linhaça. Por fim, Isabella orienta a reduzir, durante uma semana, o consumo de alimentos ricos em sódio, sal e produtos industrializados.

Confira essas duas receitas da nutricionista:

Suco diurético, por Isabella Caiado
Ingredientes:
1 fatia média de melão (sem sementes);
200ml de água de coco natural;
1 kiwi;
1 colher de sopa de hortelã picada;
1 colher de sopa de couve;
Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Higienizar as folhas de couve e hortelã. Em seguida, bater todos os ingredientes com um mixer ou liquidificador e está pronto para o consumo.

Shake rico em B6 e potássio, por Isabella Caiado

Ingredientes:
1 banana (cortar em rodelas e congelar);
1 rodela de abacate;
200ml de leite de amêndoas;
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada;
Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as rodelas de banana e o leite de amêndoas. Depois, acrescente o abacate, a farinha de linhaça dourada e o gelo. Bata até ficar homogêneo. Sirva em seguida.

Uma estratégia que uso e indico é a redução do carboidrato refinado na dieta. E o carboidrato que permanecer não pode ser industrializado”, ensina a nutricionista Natália Tartuce (@natartucenutri). “Um alimento sensacional para desinchar é o quiabo. Use e abuse em seu dia a dia”, garante. “Para ficar mais saboroso, refogue com azeite e alho”, indica

Para eliminar toxinas

A nutricionista Marcela Castilho de Araújo (@marcelarcastilho) aposta em frutas, além de alimentos como beterraba, pimentão, alho-poró, aspargos e maçã para auxiliar na eliminação das toxinas. “Vale a pena comer a fruta no lugar de beber um suco, já que grande parte dos nutrientes podem ser perdidos com o processamento. Abacaxi, limão, kiwi e até pepino podem ser grandes ferramentas para o pós-Carnaval”, ensina.

Jacqueline Bahiense, por sua vez, acredita que o período é ótimo para investir em massagens modeladoras, drenagem linfática e esfoliações. “Vale também beber chás que aceleram o metabolismo e são termogênicos. E, por fim, jantar sopinhas desintoxicantes por pelo menos cinco dias”, sugere.

Sopa desintoxicante, por Jacqueline Bahiense

Ingredientes
1 xícara de chá de agrião
1 talo de salsão com folhas
2 nabos picados
1 berinjela
2 cenouras
1 xícara de vagem picada
3 pimentões coloridos
½  repolho roxo
Cheiro-verde
Molho de tomate light
Pouco sal
Pimenta a gosto

Modo de preparo

Refogar os ingredientes com um fio de azeite, alho e cebola. Leve ao fogo até ferver. Tomar durante três dias, pelo menos duas vezes ao dia. Nos intervalos comer frutas, exceto banana e abacate. Beber muita água. “Outra dica é, quando enjoar da sopa, bater tudo no liquidificador e tomar como creme”, orienta.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Enquete

ABUSO DE AUTORIDADE

Você concorda com aprovação da Lei para punir juízes?

Concordo: MP e Juízes erram muito e prejudicam pessoas de bem

Não concordo. A aprovação da lei é que é um abuso

Bolsonaro deveria vetar a lei

Bolsonaro deve sancionar a lei

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER