facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

12 de Julho de 2020, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / BEM ESTAR

Tremor nos olhos é sinal comum de estresse: como controlar?

ngerir bastante água e diminuir o consumo de cafeína são algumas das medidas de controle das contrações nas pálpebras

MINHA VIDA



Você já notou um de seus olhos tremendo involuntariamente? Uma das principais causas disso pode ser o estresse. Quando a ansiedade e o nervosismo com o dia a dia crescem, consequentemente, nosso corpo passa a apresentar sinais de que algo não está bem. O tremor involuntário das pálpebras, neste contexto, é um sintoma que deve ser analisado.

Tremor nos olhos e estresse

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Quando ocorre a contração involuntária, rápida e espontânea de um ou mais músculos do corpo, damos a ela o nome de mioquimia. Casos comuns são as mioquimias palpebrais - ou os tremores nas pálpebras, que costumam ser benignos e agem como se fossem pequenas contrações indolores na região.

Segundo o oftalmologista André Borba, especialista em oculoplástica pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a mioquimia é um dos problemas que pode acontecer com qualquer pessoa que esteja com alto nível de ansiedade, fadiga, excesso de trabalho e poucas horas de sono revigorante.

Como controlar o tremor nas pálpebras

Na maioria dos casos, os sintomas são desencadeados pelo estresse. Porém, a condição também pode aparecer pelo excesso de cafeína no organismo, aumento do consumo de bebidas alcoólicas e prática de exercícios físicos pesados. "Geralmente, a mioquimia se resolve sozinha com a diminuição do estresse e fadiga do momento", diz o especialista.

 

Por isso, a maioria dos casos não exige um tratamento específico e apenas uma compressa com água morna auxilia na melhora da tensão muscular do local. Aumentar a ingestão de água, diminuir o consumo excessivo de cafeína e álcool, descansar e meditar também são medidas efetivas.

Mioquimia e blefaroespasmo

É comum a mioquimia ser confundida com blefaroespasmo, contração automática das pálpebras, que atinge geralmente homens e mulheres a partir dos 60 anos e que não tem cura.

"Normalmente, a doença começa de forma discreta e, aos poucos, vai se intensificando. A pessoa pisca sem parar a ponto de não enxergar direito. Nos casos avançados, o blefaroespasmo ainda pode prejudicar totalmente a visão, atrapalhando o dia a dia e a execução de atividades simples, como cozinhar, dirigir e ler", alerta André.

Quando o tremor prevalece por muitos dias, a ponto de incomodar a rotina diária, é necessário procurar um especialista. "A aplicação de toxina botulínica em pontos específicos pode ser utilizada para imobilizar os músculos, diminuindo as contrações indesejadas e melhorando a qualidade de vida do paciente", acrescenta.

Comente esta notícia