facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

08 de Abril de 2020, 09h:01 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Técnica usada em vacina contra Mers pode ajudar a combater Covid-19

Imunizante foi testado em camundongos e mostrou eficácia de 100% nos animais. Equipe quer aperfeiçoá-lo para utilizar contra novo coronavírus Sars-CoV-2

GALILEU



Pesquisadores da Universidade de Iowa e da Universidade da Geórgia, ambas nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina que protege ratos contra o vírus Mers-CoV, que pertence ao mesmo grupo do coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Os resultados da pesquisa foram publicados nesta terça-feira (07), no periódico científico mBio.

A vacina contém uma versão inócua do vírus parainfluenza (PIV5), que carrega a proteína spike — moléculas em formato de coroa utilizadas pelo Mers (e pelo Sars-CoV-2) para infectar as células. O estudo constatou que apenas uma dose relativamente baixa da vacina, administrada em ratos por via intranasal (inalada), bastou para protegê-los completamente de uma dose letal do coronavírus causador da Mers, a síndrome respiratória do Oriente Médio.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

 

"Usando a mesma estratégia, foram geradas candidatas a vacina baseadas no PIV5 que expressam a proteína spike do Sars-CoV-2", disse Paul McCray, líder do estudo, em comunicado. "Estamos planejando mais estudos em animais para testar a capacidade das vacinas baseadas em PIV5 na prevenção de doenças causadas pelo Sars-CoV-2."

Segundo McCray, encontrar uma vacina eficaz contra o coronavírus causador da Covid-19 é uma corrida contra o tempo, pois todas as pessoas do mundo serão expostas ao microrganismo em algum momento. "Ainda não sabemos se as pessoas têm imunidade duradoura contra a infecção por Sars-CoV-2, por isso é importante pensar em maneiras de proteger a população", afirmou o especialista em declaração.

Comente esta notícia