facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

21 de Setembro de 2010, 11h:03 - A | A

VARIEDADES /

Solo seco preocupa produtores de soja de MT

Tvca



Da Redação

Os produtores de soja de Mato Grosso estão prontos para iniciar o plantio da safra. O que falta é uma boa chuva para garantir a umidade do solo. O plantio da safra de soja deve ter início ainda este mês no Estado. Mas, por aqui, o trabalho começou faz tempo. O seu Gilberto Baldissera faz a revisão do maquinário no barracão da fazenda, que fica em Sinop (500 quilômetros de Cuiabá). "Revisar, ver o que tem estragado, adubo, semente, disco de semente, deixar todas essas coisas bem certinhas para ter uma boa colheita e um bom plantio. Se você tratou bem, ele tá com a colheita praticamente na mão", disse Baldissera.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Os insumos já foram todos adquiridos e o adubo está na lavoura, pronto para ser espalhado. É que falta dar uma boa chuva ainda aqui na região norte do Estado. "Tá muito seco o solo. Muito seco mesmo. A última chuva que nós tivemos aqui foi no mês de abril, e depois não choveu mais. Um plantio bom precisa de 80 a 100 mm. Aí o plantio se sustenta com a umidade", afirma o agricultor.

Neste mesmo período do ano passado, as primeiras chuvas já tinham caído. Mas, segundo os meteorologistas, deve demorar um pouco mais para chover e o clima promete ser bem diferente nesta safra.

"A previsão nos mostra esse ano que a chuva vai se atrasar um pouco em relação à normalidade, mas deve se prolongar também. Então, isto tem algumas implicações em termo de época de plantio, o planejamento de safrinha, algumas implicações importantes para o produtor", diz o agricultor Fabiano Siqueri.

Comente esta notícia