facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

15 de Fevereiro de 2012, 09h:59 - A | A

VARIEDADES / MEIO AMBIENTE

Sicredi é a primeira instituição financeira a ter o Selo Floresta Viva

Em parceria com o Instituto Ação Verde e com a comunidade ribeirinha, ao todo 765 toneladas de Carbono estão sendo compensadas com o plantio de 5.511 árvores.

DA ASSESSORIA



Cooperação e sustentabilidade. Realizando uma ação concreta de preservação do meio ambiente da região, o Sicredi é a primeira instituição financeira de Mato Grosso a receber do Instituto Ação Verde o Selo “Floresta Viva” e o Certificado de Neutralização do Carbono emitido por suas 13 Cooperativas. O plantio simbólico de mudas, realizado na semana passada às margens do Rio Cuiabá, deu início à parceria que reforça o compromisso do Sistema com a região onde atua e proporciona ainda uma alternativa de renda a comunidade ribeirinha.

 

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

De acordo com o Inventário de Emissões de Gases do Sicredi, aproximadamente 765 toneladas de Carbono estão sendo compensadas com o plantio de 5.511 árvores, no município de Santo Antônio do Leverger. A área integra o Projeto Rio Verde, que envolve famílias locais no reflorestamento das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, importantes para o Pantanal.

 

“O Sicredi tem na sua essência a cooperação, missão e valores que buscam contribuir para a melhoria de qualidade de vida das pessoas e da sociedade. Por isso, nos unimos ao Instituto Ação Verde para neutralizar as nossas emissões de carbono com o plantio de espécies nativas. Internamente, a nossa responsabilidade socioambiental terá como meta reduzir 10% dessas emissões de carbono em 2012 e, 15% no próximo ano”, explicou o presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof.

 

Alternativa verde

 

Criando 13 filhos à beira do Rio Cuiabá, dona Antônia Pinto de Amorim e o seo Virgílio Fontoura, mais conhecido como “Bugrinho”, apostam no trabalho com o reflorestamento e no pagamento pelos serviços ambientais prestados como uma alternativa para a única atividade que desenvolvem há mais de 50 anos: a pesca. A família, que desmatou a terra por um costume (ficavam isolados na enchente e o transporte era feito exclusivamente pelo rio), hoje é uma das envolvidas no projeto.

 

São aproximadamente 350 ribeirinhos, de 108 propriedades, que no período de Piracema vivem com ajuda do benefício do Governo, e que agora encontraram uma alternativa de emprego e renda.

 

“O Projeto Verde Rio tem um papel social muito importante e busca criar uma corrente positiva, em que todos entendam a necessidade da preservação e, de fato, sejam proativos na recuperação ambiental, assim como o Sicredi, que acreditou no projeto sendo pioneiro ao neutralizar suas emissões de carbono”, disse Paulo Borges, superintendente do Instituto Ação Verde.

 

 

Gente que Coopera, Preserva!

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, presente há mais de 20 anos em Mato Grosso. Possui 1.150 unidades de atendimento, distribuídas em 905 municípios nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará, Tocantins e Goiás.

Comente esta notícia