04.07.2020 | 07h55


VARIEDADES / ALIMENTAÇÃO

Sete passos para começar a perder peso ainda hoje

O planejamento de perda de peso foi criado por pesquisadores da conceituada Universidade de Oxford



Seja para alcançar padrões estéticos, seja para manter a saúde em dia, perder peso segue como o desejo número um de muitas pessoas. Porém, diminuir medidas não é tão fácil quanto parece e demanda, sobretudo, mudanças na alimentação.

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, desenvolveu um “plano infalível” para quem quer emagrecer. O passo a passo é composto por sete etapas que podem ser colocadas em prática a qualquer momento.

O estudo foi coordenado pelas professoras Susan Jebb e a Kerstin Frie, e teve destaque no periódico British Journal of Health Psychology (do inglês, Jornal Britânico de Psicologia da Saúde). A pesquisa, que conta com dados de 100 participantes, promete dar o caminho das pedras para perder peso.

Confira as setes etapas básicas:

 

1 – Sempre repare o que diz os rótulos:
Antes de consumir algum alimento, é interessante saber do que é composto. Desse modo, evite aqueles ricos em gordura simples e saturada, calorias, açúcar e sódio.

2 – Coma cinco porções de frutas e legumes por dia
As frutas, legumes e verduras formam parte essencial da alimentação e são cruciais para a ingestão de vitaminas e nutrientes. O ideal é incluir esses alimentos nas refeições, de modo que o prato pareça sempre colorido. De acordo com o NHS England, órgão de saúde britânico ouvido na pesquisa, 80g de frutas e vegetais frescos equivalem a uma porção.

3 – Dê adeus à gordura
Retire a gordura de qualquer carne que for consumir, pois essa parte do alimento prejudica a perda de peso. E pode soar óbvio, mas não custa lembrar: corte da dieta processados como bacon, salsichas, cachorros-quentes e carnes enlatadas.

4 – Diminua os carboidratos
Embora sejam fonte de energia e fibra, os carboidratos atrapalham a perda de peso. O recomendado pela pesquisa é diminuir ao máximo o consumo desse grupo de alimento, trocando o macarrão e batata, por exemplo, por vegetais nas refeições.

5 – Reduza para metade
Os especialistas de Oxford afirmam que a pessoa que deseja perder peso deve fazer com que os legumes sejam sempre metade da refeição. Assim, fica mais fácil limitar a quantidade de calorias e a ingestão de cinco vegetais por dia.

6 – Consuma baixo nível de açúcar
Diminuir o consumo de açúcar aumenta a velocidade do emagrecimento, segundo a pesquisa. O recomendado é ingerir alimentos que contenham 5g ou menos de açúcar por cada 100g.

7 – Elimine os lanches
Biscoitos ou fast food consumidos entre as refeições devem ser uma raridade, segundo o estudo. O ideal é trocar esses alimentos por vegetais ou água, que manterão o nível de fibra alto e dão sensação de saciedade. Batatas fritas, biscoitos, bolos e doces também devem ser descartados ou evitados ao máximo.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO