facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

30 de Maio de 2020, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / CRISE

Sem gasolina, venezuelanos apelam para botijões de cozinha instalados em carros

Muitos dos botijões usados, entretanto, estão em péssimo estado de conservação.

EXTRA GLOBO



A crise de abastecimento de combustíveis se tornou crônica na Venezuela. A solução encontrada por muitos donos de carro está sendo utilizar nos veículos os botijões de gás usados geralmente em cozinha. A prática, condenada por especialistas em segurança industrial por causa do risco de explosão, está se tornando cada vez mais comum no país sul-americano, de acordo com a agência Reuters.

A Venezuela, um membro da OPEP e que está no topo das maiores reservas de petróleo do mundo, está sofrendo a pior crise de falta de gasolina da sua História moderna devido a um colapso quase completo de suas refinarias combinada com as sanções econômicas impostas pelos EUA, que dificultam a importação de combustível.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Os mecânicos e, em alguns casos, os próprios motoristas renovam os sistemas de combustível dos veículos com um cilindro de propano do tipo usado para fogões de cozinha, para evitar as filas em postos de gasolina que às vezes deixam as pessoas esperando dias para abastecer. Muitos dos botijões usados, entretanto, estão em péssimo estado de conservação.

"Não há combustível na Venezuela e eu tive que montar meu carro assim para poder trabalhar e levar para casa meu pão diário", disse Senen Aguirre, 25 anos, na cidade de Maracaibo.

Comente esta notícia