08.09.2012 | 09h52


VARIEDADES / EM VÁRZEA GRANDE

Santos são festejados no Engordador

Além da programação religiosa, estão previstos bailes todos os dias com a banda Scort Som



 

Às vésperas de completar 30 anos, a tradicional Festa de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida do bairro Engordador, em Várzea Grande, promete atrair milhares de pessoas nos 3 dias de celebração, que começa neste sábado (8) e só termina na segunda-feira (10). Além da programação religiosa, estão previstos bailes todos os dias, com atrações como a banda Scort Som e a dupla Jero Neto & Gabriel.

A Festa de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, que hoje pode ser considerada uma das maiores da região, teve início no ano de 1983. Os organizadores lembram que tudo começou com uma missa seguida de jantar, que então era vendido aos fiéis.

Era uma forma de conseguir recursos para a construção da Capela de São Benedito da comunidade do Engordador.

Em 1984 finalmente foi construída a igreja e já naquele ano optou-se por não cobrar mais pelo jantar. O público, que antes era de cerca de 300 pessoas, cresceu e já é 10 vezes maior, chegando, segundo os organizadores, a cerca de 3 mil pessoas em cada dia de evento. Os quitutes e a comida são ofertados ao público graças à doação feita pelos festeiros e pela comunidade do Engordador. Por conta disso hoje a festa distribui cerca de 5 mil refeições gratuitamente a cada edição.

A programação religiosa começou no dia 25 de agosto, com a saída da bandeira da igreja de São Benedito. De 29 de agosto a 6 de setembro foi realizada a novena. Nesta sábado (8) a programação festiva é iniciada às 7 horas com o Encontro dos Festeiros, que saem em procissão pelas ruas próximas à capela. Às 8h será realizada a missa, seguida do tradicional chá com bolo. Às 10h30 será feito o levantamento do mastro e ao meio-dia será serviço o almoço. À noite começa a série de bailes.

No domingo, o baile será realizado junto com o almoço, a partir do meiodia. Na segunda-feira o enceramento será no mesmo horário, com uma grande feijoada com baile. Em todos os dias a animação ficará por conta da banda Scort Som (uma das mais requisitadas das festas da Grande Cuiabá) e da dupla Jero Neto & Gabriel.

SERVIÇO: As festividades ocorrem no salão paroquial da igreja.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO