facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

21 de Agosto de 2012, 09h:10 - A | A

VARIEDADES / MALUCO BELEZA

Professora da UFMT lança obra sobre Raul Seixas

A chave da sociedade alternativa será lançado nesta quinta-feira (23), no Palácio da Instrução.

A GAZETA



Controverso, de personalidade forte, um gênio. Raul Seixas foi mais, muito mais. Nessa terça-feira (21) se relembra o aniversário de morte do músico. Há 23 anos o Brasil perdia um de seus mais inventivos representantes do rock nacional e nascia uma lenda. Hoje chega para comercialização o DVD O Início, o Fim e o Meio, em edição especial. E na próxima quinta-feira (23), no Palácio da Instrução, em Cuiabá, acontece o lançamento do livro A Chave da Sociedade Alternativa, de autoria da professora Juliana Abonízio, do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea (Ecco), da UFMT. 


O livro é resultado de um intenso trabalho de pesquisa onde a autora recorreu a uma multiplicidade de fontes, que incluiu observação participante em alguns espaços ocupados pelos “raulseixistas” - definição dos fãs que têm as vidas realmente transformadas pelo ídolo. Foram realizadas entrevistas com divulgadores, sósias e presidentes de fã-clubes. Também analisou centenas de cartas enviadas por fãs ao RRC, o maior e mais antigo fã-clube de Raul Seixas.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 


Um estilo de vida - “Após 22 anos da morte de Raul Seixas, suas músicas permanecem graças ao trabalho de milhares de fãs que tomam sua obra como guia para ação e reflexão. Sem anacronismos, os sonhos e os delírios cantados por Raul Seixas são reapropriados e adotados como estilo de vida; a sua ideia de uma metamorfose ambulante cai como uma luva em tempos de identidades fluidificadas. (...) Os raulseixistas revelam uma insatisfação com o existente e uma recusa às tentativas de transformação macroscópica (...) defendendo-se, enquanto grupo, na negação da morte de Raul Seixas, no vislumbre de um disco voador e no sonho de uma Sociedade Alternativa”, adianta a autora no prefácio da obra.

 

A autora - Juliana Abonizio é doutora em Sociologia, pela Unesp, e pós-doutora pelo Instituto  e Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pósgraduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco) da Universidade Federal de Mato Grosso.


Lançamento e debate - Na próxima quinta-feira (23), às 19h30 acontecerá o lançamento do livro A Chave da Sociedade Alternativa, de Juliana Abonizio, no Salão Nobre do Palácio da Instrução. Haverá debate com a autora.

Comente esta notícia