facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

02 de Setembro de 2010, 11h:44 - A | A

VARIEDADES /

Produção industrial cresce em 7 das 14 regiões pesquisadas, aponta IBGE



ão industrial cresceu em 7 das 14 regiões pesquisadas em julho, na comparação com o mês anterior, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na média nacional, a indústria apresentou aumento de 0,4% na mesma base de comparação.

André Macedo, economista do IBGE, destaca que o dado regional representa um ponto de inflexão em relação ao resultado do mês anterior, quando a produção industrial caiu em 9 das 14 regiões pesquisadas. "Havia uma tendência de queda e agora a tendência é de alta."

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

As principais expansões foram verificadas em Goiás (10,3%), na Bahia (3,6%) e no Rio Grande do Sul (3,3%). Ao mesmo tempo, foram registradas quedas no Pará (-0,7%), em Pernambuco (-1,2%) e no Amazonas (-1,3%).

Macedo destaca que São Paulo, que registrou crescimento de 0,5% em julho na comparação com o mês anterior, foi a região que mais contribuiu para o crescimento da indústria nacional do mês. São Paulo concentra cerca de 40% da estrutura produtiva do país e reúne alguns dos setores que mais se destacaram no período - entre eles o de veículos automotores.

Já na comparação com julho de 2009, a atividade industrial subiu em 13 das 14 regiões analisadas. Apenas Santa Catarina apresentou variação negativa nesse confronto (-0,1%). O IBGE destaca que julho deste ano tem um dia útil a menos do que o mesmo mês em 2009.

Na média nacional, a indústria teve alta de 8,7% na mesma relação. No ano passado, em razão da crise, a indústria sofreu uma das piores retrações da história recente.

Em relação a igual período no ano passado, os principais avanços foram notados no Espírito Santo (24,7%), no Paraná (18,1%) e no Amazonas (16,4%).

Comente esta notícia