facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

13 de Setembro de 2012, 09h:42 - A | A

VARIEDADES / TEATRO

Peça tematiza capacidade humana de adaptação a situações adversas

Protagonistas perderam todos os seus bens materiais e se reinventam para sobreviver

FOLHA DO ESTADO



 

‘Ambulante’ é nome da peça que a Companhia Arte Negus apresenta sábado no Sesc Arsenal. O espetáculo tem início às 22h30 e a entrada é franca. A apresentação faz parte do projeto ‘Overdoze’ do Sesc. A proposta é trazer doze horas de programação cultural ininterrupta, iniciando às 14h do dia 15 e indo até às 2h da manhã do dia 16.

O enredo acompanha uma dupla de amigos: ‘Figura’ e ‘Ououou’. Eles já perderam todos os bens materiais em suas vidas, mas ainda esperam realizar seus sonhos e, por isso, transformam uma barraquinha de ambulantes em um espetáculo de rua. Criatividade, comicidade, talento e senso de sobrevivência vão guiando as ações das personagens.

A interação com o público é um ponto forte da montagem, que transforma os espectadores em fregueses dos comerciantes. Os integrantes da Companhia explicam que essa busca da participação da plateia se afina com o modo como pensam a arte teatral. “Para o grupo, aarte não se separa da realidade. Isto é, escolhas estéticas, interpretações de personagens, performances corporais são realizadas o tempo todo, por isso a intenção em causar uma ruptura na relação artistas x plateia, arte x realidade. A arte não se separa da vida, mas está misturada a ela, confunde-se com ela para poder revelá-la mais profundamente.”

De um modo geral, a peça procura suscitar questões sobre a capacidade humana de encontrar alternativas para as situações adversas e continuar esperando dias melhores. “A conquista de sonhos, as mudanças que fazemos em nossos trajetos para angariar fundos para atingir nossos anseios são atos que percorrem espaços densos da essência humana, algo que não é exclusivo do universo dos mascateiros, mas sim de todo indivíduo”, completa a Companhia.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Comente esta notícia