16.10.2019 | 09h46


ALIMENTAÇÃO

Para gestantes: uma lista de alimentos ricos em ácido fólico

Encontrado em alimentos como quiabo e lentilha, o nutriente é muito importante para grávidas, pois ajuda a formar o sistema nervoso do bebê



Entre os primeiros cuidados de saúde a serem tomados depois de confirmada a gravidez, está a suplementação de algumas vitaminas – principalmente a B9, conhecida como ácido fólico. A substância ajuda na formação do sistema nervoso do bebê e previne doenças graves, como anencefalia, espinha bífida e meningocele. Mulheres que estão tentando engravidar também se beneficiam ao consumir o nutriente.

Além do suplemento em cápsulas, é possível achar o ácido fólico em alguns alimentos. Certos vegetais, como beterraba, quiabo, brócolis e couve-flor, e alguns produtos industrializados são enriquecidos com a vitamina. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cada 100 g de produtos como macarrão, aveia, arroz e farinha de trigo, deve fornecer uma quantidade mínima de 150 mcg do nutriente.

A ingestão recomendada de ácido fólico para adultos saudáveis é de 400 mcg por dia, e para gestantes é de 600 mcg por dia.

Consequências da falta de ácido fólico

A deficiência do ácido fólico está relacionada a problemas graves de saúde, como síndrome hipertensiva da gestação, descolamento da placenta, aborto espontâneo de repetição, parto prematuro, baixo peso ao nascer, doenças crônicas cardiovasculares e cerebrovasculares, demência e depressão. Todavia, a suplementação e a alimentação saudável conseguem diminuir esses riscos, aumentando as chances de uma gravidez saudável e do bom desenvolvimento do bebê, prevenindo cerca de 70% dos casos de má-formação do tubo neural.

Confira, na tabela, alguns alimentos cheios de ácido fólico:

Alimentos Peso Quantidade de ácido fólico
Fígado de frango cozido 100 g 770 mcg
Fígado de peru cozido 100 g 666 mcg
Levedo de cerveja 16 g 626 mcg
Fígado de boi cozido 100 g 220 mcg
Lentilhas 99 g 179 mcg
Quiabo cozido 92 g 134 mcg
Feijão-preto cozido 86 g 128 mcg
Espinafre cozido 95 g 103 mcg
Soja verde cozida 90 g 100 mcg
Macarrão cozido 140 g 98 mcg
Amendoim 72 g 90 mcg
Brócolis cozido 1 xíc. 78 mcg
Suco de laranja natural 1 xíc. 75 mcg
Beterraba 85 g 68 mcg
Arroz branco 79 g 48 mcg
Ovo cozido 1 unidade 20 mcg










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