facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

09 de Agosto de 2020, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / UTILIDADE PÚBLICA

Países que vacinam contra tuberculose têm menos mortes por Covid

Isso pode tornar a BCG uma candidata para prevenção contra a Covid-19.

SÓ NOTÍCIA BOA



Uma pesquisa divulgada pela revista Science Advances revela: países com vacinação obrigatória contra tuberculose – transmitida pelo bacilo Calmette-Guérin (BCG) – tiveram taxas mais baixas de infecção e morte por Covid-19.

O estudo analisou a taxa diária de casos do novo coronavírus em 135 países – e de óbitos em 134 – durante os primeiros 30 dias da pandemia em cada nação.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

O levantamento, feito por cientistas da Universidade de Michigan, mostrou que se a vacina fosse implementada nos Estados Unidos, onde a imunização não é obrigatória, cerca de 460 pessoas teriam morrido por covid-19 no dia 29 de março de 2020 – o que equivale a 19% do total de óbitos constatados naquela data (2.467).

Os pesquisadores acreditam que a BCG tem efeitos benéficos na imunidade e isso acontece contra uma variedade de infecções relacionadas ao pulmão que vão além da tuberculose.

Isso pode tornar a BCG uma candidata para prevenção contra a Covid-19. A Austrália, por exemplo, começou a fazer testes em maio usando a vacina contra tuberculose.

A pesquisa

O estudo investigou se a taxa de crescimento do novo coronavírus seria mais lenta nos países que continuaram a exigir a vacinação contra BCG, pelo menos até o ano de 2000, em comparação com os países que atualmente não a exigem.

Os pesquisadores consideraram a disponibilidade de testes para coronavírus, a média de idade dos pacientes, a densidade populacional e a taxa de migração – um critério que forneceria detalhes sobre a disseminação da doença.

Mais estudos

Os pesquisadores dizem que os dados são preliminares e dizem que é preciso aprofundar os estudos para comprovar os resultados positivos da vacina BCG no combate à covid-19.

Entre os países que adotaram políticas universais de vacinação obrigatória ao BCG para combater a tuberculose, estão: China, Irlanda, Finlândia e França. No Brasil a vacina contra a tuberculose é obrigatória desde 1976.

Outros países encerraram as políticas porque a tuberculose deixou de ser uma ameaça, entre eles, Austrália, Espanha, Equador.

Já EUA, Itália e Líbano nunca exigiram a vacinação contra BCG.

Comente esta notícia