facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

11 de Setembro de 2013, 13h:50 - A | A

VARIEDADES / CUIABÁ

Página no Facebook critica trânsito, obras da Copa e motoristas

O criador conta que a ideia surgiu no ano passado com o objetivo de fazer um protesto contra as mazelas do trânsito na Capital e alfinetar os motoristas.

RENAN MARCEL



Motoristas trancando o cruzamento em um canto, gente falando ao celular enquanto dirige, gente falando ao celular enquanto dirige sem usar o cinto de segurança, motoqueiros que insistem em ultrapassar pela direita, semáforos eternamente sem funcionamento, buracos nas ruas, pedestres que não atravessam na faixa própria para eles, condutores que não respeitam placas de “proibido estacionar”, ônibus lotados, falta de gentileza dos condutores, centenas de desvios das obras da Copa e, principalmente, a bendita da seta lateral que parece ficar de enfeite nos veículos de alguns esquecidinhos...

A lista de erros, atitudes e fatores que tornam o trânsito em Cuiabá cada vez mais caótico e estressante é grande e todo mundo conhece. Mas uma turma arranjou um jeito diferente de “reclamar”: pela página “Trânsito Cuiabano da Depressão”, o publicitário Jociano Brait, 29 anos, e três colaboradores utilizam do bom humor para criticar o cotidiano das ruas da cidade e “puxar a orelha” dos maus motoristas.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Brait conta que a ideia surgiu no ano passado com o objetivo de fazer um protesto contra as mazelas do trânsito na Capital. “É uma forma de protesto criativo. Todo mundo reclama da infraestrutura e da má educação no trânsito. Então resolvemos usar o humor para dar uma ‘alfinetada’ nos motoristas também”, disse.

“As críticas são reais. A gente anda muito no trânsito e observa as coisas acontecendo”, garante Brait.

Além dos cartazes amarelos (a cor é utilizada em todos os cartazes para criar uma identificação da página, fazendo o público reconhecer o conteúdo logo que o recebe no feed de notícias do Facebook, segundo Brait), a Trânsito Cuiabano da Depressão também publica alguns cartoons e tirinhas que se aplicam à realidade da Capital, além de “memes” da Internet.

Ana Maria Braga foi "atropelada" por carro sem motorista durante apresentação do programa Mais Você e virou hit na Internet. 

“A gente tenta usar o conteúdo que é universal para aplicar e adaptar na página de acordo com a nossa realidade. É uma questão de oportunidade”, explica.

A página deu tão certo, que logo no início ganhou curtidas no site de rede social Facebook. Atualmente, 2.212 pessoas recebem o conteúdo postado quase que diariamente. O publicitário revela que crescimento foi orgânico e natural, por conta da interação das pessoas com a fan page. “As pessoas interagem bastante, comentam e enviam fotos e ideias de cartazes”.

Ele cita, por exemplo, uma ação dos amarelinhos em frente à Unic logo no início do ano, quando o prefeito Mauro Mendes (PSB) intensificou os polêmicos trabalhos de fiscalização que resultaram no guinchamento e reboco de centenas de carros e motos. “A gente recebeu a foto das motos sendo levadas no momento em que acontecia. Foi uma cobertura meio que ao vivo, porque logo fizemos a postagem”, conta.

O cartaz publicado satiriza a atuação dos amarelinhos a partir da letra da musica “Vodka ou Água de Coco”, do cantor Naldo, que na época estava estourada na balada. O debate esquentou nos comentários da foto. Alguns defendiam a ação, outros a criticavam.

 

Apesar do êxito conquistado com as publicações, Brait garante que a administração da página é apenas um hobby. “É uma construção. As pessoas participam e eu tenho outros três colaboradores. Mas não é nada profissional. Não existe um compromisso de postagem diária, por exemplo. A gente publica quando dá, quando tem algo relevante, interessante e engraçado. É apenas um hobby”, finaliza.

 

Claro que as obra da Copa do Mundo não ficariam de fora da brincadeira. A mudança no cotidiano dos cuiabanos por causa dos vários desvios está presente nas postagens e ganha muitos “likes” e comentários.

Abaixo, a Av. do CPA, uma das importantes da cidade, é retratada após as interdições.

 

A crítica também é certeira em questões bastante polêmicas, como no cartaz abaixo, que chama a atenção para a derrubada das árvores em vários pontos, que atualmente se tornaram um verdadeiro canteiro de obras.

Nem mesmo o modal de transporte público que promete desafogar o trânsito e melhorar a vida dos usuários escapou do humor crítico da página:

 

 

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Paulo Jorge 09/09/2013

Corretissima a critica.Eu possuo carro e não gosto de trabalhar com ele. Pois o que vejo de barbaridade no transito em Cuiabá é brincadeira. Cadê os amarelinhos que não veem nada.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1