alexametrics
20.02.2011 | 13h44


VARIEDADES

Maior foco de ferrugem asiática no país é descoberto em Sorriso

SANDRA CARVALHO                      08h30
ESPECIAL PARA O REPORTERMT

O foco mais severo de ferrugem asiática do país foi descoberto esta semana pelo engenheiro agrônomo e PhD em Fitopatologista, doutor José Tadashi Yorinori. O foco está localizado na zona rural de Sorriso (MT), a 395 km de Cuiabá, município que mais produz soja no mundo.

Em entrevista ao site Clic Hoje Tadashi explicou que passava pela região de Sorriso e em uma lavoura comercial de soja, localizada nas margens da BR 163, percebeu uma imensa infestação do fungo da ferrugem asiática.

Especialista em combater as doenças da soja, Tadashi salientou que o fungo já está bastante avançado, e se for classificar em uma escala de 0 a 10, a ferrugem estaria no nível 8. Agora, a orientação do doutor ao sojicultor da área, que não foi divulgado, é dessecar o mais rápido possível e colher.

"A soja nesta lavou infectada não está a ponto de colher, mas como a ferrugem estimula o amadurecimento da planta, ele terá que colher o quanto antes para evitar maiores perdas". Com o fungo já proliferado, as perdas de produtividade da lavoura deverão atingir, pelo menos, 10%.
Já em relação ao aparecimento da ferrugem, o pesquisador explicou que há dois fatores que poderiam ter interferido: a má aplicação de fungicidas ou a utilização de produtos inadequados. "O clima nesta safra não esta a favor do fungo, então as chances dele aparecer são menores, sendo assim, o surgimento pode ser atribuído ao descuido do produtor".

Pelo estágio avançado do fungo, Tadashi acredita que o foco tenha aparecido em dezembro e foi se proliferando para toda a área cultivada. Doutor José Tadashi Yorinori trabalhou 33 anos como pesquisador na área de soja da Embrapa. Ele possui graduação em Agricultura Geral pela Universidade Federal do Paraná (1967), mestrado em Phytopathology - Cornell University (1971) e doutorado em Phytopathology - University of Illinois (1980). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade.(Com Aline Dessbesell - ClicHoje/Sorriso)











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime