12.04.2011 | 20h20


VARIEDADES

Jovens representam 1/3 dos novos empreendedores

ÉPOCA 08h20

Já são 320 mil profissionais com menos de 30 anosOs trabalhadores por conta própria com menos de 30 anos somam 320 mil pessoas, o que equivale a um terço dos empreendedores individuais formalizados no país, segundo balanço do Programa do Empreendedor Individual do Sebrae. Os profissionais com menos de 20 anos representam, em média, 4% do 1 milhão de formalizados. A maioria dos empreendedores, no entanto, é um pouco mais velha. Mais da metade dos que se formalizaram tem entre 31 e 50 anos. Nas cinco regiões brasileiras, o percentual de trabalhadores com essa idade varia de 54% a 57%, e em torno de 13% têm acima de 50 anos.

O sonho de ter o próprio negócio surgiu desde cedo para a capixaba Maria de Oliveira Cavalcante, de apenas 18 anos. Ela é uma das 40 mil pessoas com menos de 20 anos em todo o país que se formalizaram como empreendedor individual. Apenas seis meses após se regularizar, Maria comemora os bons números de sua sorveteria, localizada em Anchieta, no Espírito Santo. No último verão, a empresa vendeu 20 mil picolés e 2 mil litros de sorvete em janeiro, pico de vendas da empresa.

Nos próximos meses o movimento pode desacelerar em função do inverno e baixa temporada na cidade turística. Mas no segundo semestre os negócios devem melhorar e Maria já planeja a expansão para migrar para microempresa.

"No verão, verificamos que há a necessidade de contratar mais gente e vamos faturar acima do teto do Empreendedor Individual. Por isso no próprio verão acho que vamos ultrapassar o limite e migrar para microempresa", conta a jovem empresária que divide seu tempo entre a sorveteria e as aulas do segundo ano do ensino médio.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO