18.02.2011 | 09h14


VARIEDADES

Índice de cheques devolvidos em MT é duas vezes maior que o do Brasil

DA REDAÇÃO 09h13

Em janeiro de 2011, 3,59% dos cheques emitidos foram devolvidos em Mato Grosso. O índice é duas vezes maior do que o do país, 1,70 %, o menor percentual registrado para o mês de janeiro desde 2005. No primeiro mês daquele ano, houve 1,53% de devoluções de cheques no Brasil.

Segundo os economistas da Serasa Experian, responsável pela pesquisa, essa menor taxa nos últimos seis anos, para o mês de janeiro, ainda é reflexo da evolução favorável do mercado de trabalho durante 2010.

Apesar desta queda em janeiro, a atenção agora fica voltada para fevereiro e março, meses em que há maior pressão sobre o orçamento familiar, em razão do pagamento de impostos, como IPVA, IPTU e despesas escolares.

A mudança no hábito de pagamento do consumidor, substituindo o cheque pelo cartão de crédito, pode contribuir para novas quedas na devolução de cheques a partir de abril.

Estados e regiões

Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos em janeiro de 2011, com o índice de 11,38%. O estado de São Paulo, por sua vez, registrou o menor percentual, 1,29%.

Entre as regiões, a região centro-oeste ficou em terceiro lugar, com o índice de 2,25% dos cheques devolvidos. A norte registrou maior percentual de devolução de cheques no primeiro mês do ano, com 3,80%. Na outra ponta do ranking está a sudeste, com 1,39%.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO