11.05.2019 | 07h55


DEU RUIM

Homem sofre AVC após estalar o pescoço

Após estalar o pescoço, americano rompeu uma artéria vertebral que se liga ao cérebro



Você já pensou que a forma como você estala algumas partes do seu corpo podem ser extremamente perigoso? Um novo caso de um homem que colou sua vida em risco após estalar o pescoço chocou internautas na última semana.

Após passar algumas semanas sofrendo um desconforto no pescoço sempre que estalava a região, o americano Josh Hader, 28 anos, sofreu um AVC por conta do rompimento de uma artéria vertebral que se liga ao cérebro.

Usei minha mão para aplicar um pouco mais de pressão e ouvi um "pop". Então tudo do meu lado esquerdo começou a ficar dormente", contou ele à NBC News.

 

"Enquanto eu ia para a cozinha, eu percebi que estava andando em um ângulo de cerca de 45 graus. Eu não conseguia andar em linha reta. Estava quase andando totalmente para a esquerda", diz.

Ao fazer uma série de exames, os médicos indicaram que de fato ele havia sofrido um derrame. De acordo com Vance McCollom, médico que atendeu Hader, o paciente lesionou uma das principais artérias vertebrais do pescoço, que leva sangue direto para o cérebro.

Embora o susto tenha sido grande, Josh já está se recuperando e não perdeu nenhuma habilidade cognitiva ou de fala. Contudo, ele ainda está com problemas de visão e de equilíbrio, dificuldade para controlar o braço esquerdo e a sensibilidade do braço e perna direitos está comprometida, por isso ele está fazendo fisioterapia ajudar no tratamento.

"Eles [AVC's isquêmicos] são realmente muito mortais. As artérias vertebrais no pescoço fornecem sangue ao tronco cerebral, que é o coração e a alma do cérebro. Sem isso, o cérebro simplesmente não funciona", explicou Kazuma Nakagawa, do Queen's Medical Center, nos Estados Unidos, ao The Washington Post.

Segundo o especialista não dá para saber porque algumas pessoas rompem artérias com movimentos como o estalar do pescoço de Hader. "Normalmente, 99,9% do tempo você estala o pescoço e fica tudo bem", completa Nakagawa.

Sintomas do derrame

Entre os sintomas gerais de um AVC, também conhecido como derrame cerebral, temos:

  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Enquete

ABUSO DE AUTORIDADE

Você concorda com aprovação da Lei para punir juízes?

Concordo: MP e Juízes erram muito e prejudicam pessoas de bem

Não concordo. A aprovação da lei é que é um abuso

Bolsonaro deveria vetar a lei

Bolsonaro deve sancionar a lei

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER