facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

06 de Agosto de 2011, 11h:38 - A | A

VARIEDADES /

Cururu e Siriri movimentam MT neste fim de semana



DA REDAÇÃO  10h31

O final de semana em Nova Mutum (264 Km ao Norte de Cuiabá) será movimentado. A cidade será palco da seletiva do Festival de Cururu e Siriri, realizado pela Federação Matogrossense de Cururu e Siriri em parceria com a Prefeitura Municipal, e também da Temporada de Rasqueado, projeto da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) juntamente com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que está circulando pelo Estado.

Após Cáceres, é a vez de Nova Mutum sediar uma das seletivas do Festival de Cururu e Siriri, que neste ano chega a sua 10ª edição. Nesta segunda seletiva serão analisados os grupos de Nova Mutum, Barra do Bugres, Nobres e Tangará da Serra. A avaliação acontecerá na Escola Pública Municipal Caminho do Saber, a partir das 19h. As seletivas, etapa que antecede o tradicional Festival de Cururu e Siriri de Mato Grosso, são realizadas pela Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, e com as Prefeituras Municipais, neste caso, a Prefeitura de Nova Mutum, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e conta com o apoio do Centro de Cultura Mato-grossense "Flor de Piqui".

A presidente de Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola, informa que serão classificados dois grupos de cada pólo. "No total, 20 grupos serão selecionados para participar do Festival. A relação dos grupos classificados será divulgada no dia 22 de agosto. Neste ano, o Festival, que é considerado a maior festa da Cultura Popular do Estado, completa 10 anos de existência e pretendemos garantir uma bela festa para o público que prestigiar a nossa rica cultura. Com o tema ‘Entre Fitas e Chitas' estamos preparando muita coisa boa e bonita para celebrar essa data tão importante para a cultura mato-grossense", revela.

Além da seletiva, Nova Mutum recebe outra atração: a Temporada de Rasqueado. A proposta do projeto, que teve início em 2010, de acordo com o secretário de Estado de Cultura, João Antônio Cuiabano Malheiros, é ampliar a circulação desse ritmo tradicional para outros municípios, além de contemplar obras de grandes mestres da música regional. "Entendemos a importância da valorização da cultura regional, por esse motivo realizamos ações visando a circulação da produção cultural para que cada vez mais pessoas tenham acesso", afirma.

Na visão do prefeito Lírio Lautenschlager, o convite para o município ser sede de uma das seletivas e também para receber a Temporada Rasqueado 2011 é o resultado de todo um trabalho que vem sendo feito no sentido de consolidar as políticas públicas implantadas pela Administração com vistas a promover o desenvolvimento humano. "O nosso objetivo, e a Secretaria de Educação e Cultura assim têm agido, é trabalhar para contemplar a pluralidade cultural do município", conclui.

 

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Comente esta notícia