04.03.2019 | 08h24


FITNESS

Como treinar para emagrecer e ganhar músculos



Faz parte do senso comum achar que executar exercícios de musculação com muitas repetições e pouco peso é o idealpara quem quer definir a musculatura e/ou emagrecer.

Tem gente que acredita também que realizar o exercício com muito peso e poucas repetições serve para hipertrofiar (“ganhar músculo”) e isso não leva à perda de peso. Mas atenção: ambas as crenças não passam de um grande mito.

Em 2015, o especialista em fitness Brad Schoenfeld e seu grupo compararam, em relação à hipertrofia muscular, a realização de muitas repetições com pouca carga versus poucas repetições com muita carga. Os resultados demonstraram que o ganho de massa muscular foi o mesmo entre os grupos. Ou seja: no que tange à hipertrofia, o ideal é treinar com intensidade e pouco importa a quantidade de repetições ou o uso de cargas leves ou elevadas.

Em relação ao emagrecimento, treinos com mais repetições e maiores volumes não têm se mostrado mais eficientes para aumentar a oxidação de gorduras e nem para favorecer a perda de massa gorda. Nos dois estudos citados, os grupos que treinaram com maior intensidade obtiveram maior emagrecimento e oxidação de gorduras, independentemente de quem fez mais ou menos repetições.

O ideal é treinar de maneira intensa, priorizando as valências de amplitude, a velocidade de execução e o tempo de recuperação. Isso é válido a despeito do objetivo, número de repetições ou, ainda, da quantidade de carga.

Dessa forma, é possível garantir o máximo de resultado tanto em nível de hipertrofia quanto de emagrecimento.











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