16.07.2019 | 10h24


SEM DESPERDÍCIO

Comer as cascas das frutas faz bem à saúde

As cascas são excelentes acréscimos ao cardápio porque melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a controlar problemas como colesterol alto e diabetes



O costume antes de comer é descascar os legumes e também as frutas. No entanto, consumi-las com casca evita o desperdício de alimentos, além de acrescentar mais fibras, mais vitaminas, minerais e antioxidantes na alimentação. Frequentemente, as partes não convencionais são as que têm maior quantidade de nutrientes. Veja o exemplo da banana: a casca tem duas vezes mais vitamina C do que a polpa.

Ricas em fibras, as cascas são excelentes acréscimos ao cardápio porque melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a controlar problemas como colesterol alto e diabetes. No caso da banana, a casca tem mais potássio e cálcio do que a própria fruta e pode ser usada em bolos e outras preparações saudáveis.

Já a casca da melancia, especialmente a parte branca, possui nutrientes como vitamina C, vitamina B6 e zinco, que têm alto poder antioxidante e melhoram a circulação sanguínea. Para os amantes da manga, sua casca contém vitaminas A e C, que contribuem para a saúde da pele e fortalecem o sistema imunológico. A porção branca da melancia pode ser batida no liquidificador com leite, por exemplo, e consumida.

No caso do maracujá, a casca é cheia de benefícios. Um dos principais nutrientes encontrados é a pectina, que é uma fibra solúvel responsável por auxiliar na redução dos níveis de absorção de colesterol pela corrente sanguínea, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares. Esta parte da fruta é também bastante utilizada para fazer a farinha de maracujá, que pode ser usada em receitas e promove a saciedade, melhora a digestão e as taxas de colesterol e triglicerídios.

Por fim, recomenda-se utilizar cascas de frutas orgânicas, que são cultivadas sem agrotóxicos ou substâncias químicas. Outra dica é ferver as cascas dos alimentos que forem mais duras, para aproveitá-las











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Enquete

ABUSO DE AUTORIDADE

Você concorda com aprovação da Lei para punir juízes?

Concordo: MP e Juízes erram muito e prejudicam pessoas de bem

Não concordo. A aprovação da lei é que é um abuso

Bolsonaro deveria vetar a lei

Bolsonaro deve sancionar a lei

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER