06.02.2019 | 09h16

SAÚDE E BEM ESTAR

Cientistas produzem insulina a partir de células-tronco curar diabetes tipo 1

As pessoas com diabetes tipo 1 sofrem com a falta de insulina devido ao próprio sistema imunológico, que destrói as células pancreáticas.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, conseguiram transformar células-tronco humanas em células produtoras de insulina.

A descoberta pode transformar a vida de milhares de pessoas em todo mundo que sofrem diariamente com a diabetes de tipo 1.

O estudo, inicialmente feito em ratos, foi publicado na revista científica Nature.

“Agora nós podemos gerar células produtoras de insulina que se parecem muito com as células beta pancreáticas que eu e você temos no corpo”, conta Matthias Hebrok, um dos responsáveis pelo estudo na Universidade da Califórnia.

Desafios

A ideia dos cientistas agora é fazer com que as células-tronco transformadas nas pancreáticas funcione, pelo menos, durante alguns anos no sistema humano.

O maior problema, segundo eles, é que é muito provável que o sistema imunológico ataque as células pancreáticas introduzidas.

“As células que estamos produzindo estão sofrendo em um estágio ainda imaturo, incapazes de responder adequadamente à glicose no sangue e de produzir insulina”, explica Hebrok.

Em um futuro próximo, os pesquisadores esperam solucionar esses problemas.

Uma das possibilidades pensadas por eles é a de mudar geneticamente as células-tronco para que elas não fossem identificadas pelo sistema imunológico humano.

“Agora as possibilidades parecem infinitas”, finalizou Hebrok