29.03.2020 | 10h34


VARIEDADES / PANDEMIA

Cemitério faz campanha a favor do isolamento: 'Não queremos você aqui'

Mensagem em rua de Salvador faz parte de ações para conscientizar moradores sobre os riscos do novo coronavírus



Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Cemitério Parque Bosque da Paz, de Salvador (BA), resolveu realizar uma campanha para tentar convencer os soteropolitanos a ficarem em casa durante o período de quarentena devido à COVID-19. Um outdoor instalado em uma movimentada avenida da capital baiana pede às pessoas que colaborem com as medidas de isolamento social para evitar o avanço da pandemia.

"Fique em casa! Não queremos você aqui", informa a mensagem do cemitério na anti-propaganda, que é exibida desde a quinta-feira (26) nas ruas de Salvador. Além da campanha, o Bosque da Paz anunciou, em sua página no Instagram, que também adotou várias medidas para evitar o contágio das pessoas.

Entre elas, visitantes só podem permanecer até 1h no local, será permitido acesso de duas pessoas, no máximo, caso a morte tenha relação com insuficiência respiratória, se não houver conexão, pode ser negociada a presença de até 10 pessoas. Além disso, não haverá velórios.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19. 

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

•             Febre

•             Tosse

•             Falta de ar e dificuldade para respirar

•             Problemas gástricos

•             Diarreia

 

Em casos graves, as vítimas apresentam:

•             Pneumonia

•             Síndrome respiratória aguda severa

•             Insuficiência renal 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO