02.06.2020 | 08h44


VARIEDADES / ACUMULA 680 MILHÕES DE BACTÉRIAS

Bucha da cozinha pode acumular milhões de bactérias. Veja como desinfetá-la

Normalmente esquecida, a esponja é um dos itens que mais armazenam microorganismos nocivos à saúde da casa



Manter a casa limpa e livre de agentes nocivos à saúde exige atenção aos detalhes. A esponja de lavar louça, por exemplo, quase sempre é esquecida na faxina, mas é capaz de acumular, sozinha, cerca de 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de uso. A informação é de um estudo conduzido por pesquisadores do UniMetrocamp Wyden, de São Paulo.

Restos de comida e umidade fazem do objeto o lugar perfeito para a proliferação de microorganismos causadores de intoxicação alimentar, já que vírus e bactérias provenientes de ovos, carnes e vegetais crus se propagam com facilidade nessas condições.

Por isso, especialistas indicam esterilizar a esponja pelo menos uma vez por dia.

O biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, dá algumas dicas para executar a limpeza e ensina outros macetes para proteger a pia de casa:

Dicas para uma bucha limpinha

1. Após lavar a louça, enxágue bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Torça bem e guarde em local seco, para que o restante da água possa escorrer. Nunca a deixe sobre o sabão ou em recipientes úmidos. Uma boa dica é deixá-la secar completamente sobre o escorredor de louças.

2. Nunca utilize sabão líquido ou em pedra na esponja, apenas detergente. Outros produtos não apresentam características antibactericidas e podem permitir a entrada de germes na bucha.

3. Independente da marca, a vida útil da bucha é de uma semana. Após esse período, ela deve ser descartada. Especialistas não indicam que ela seja reutilizada para a limpeza de um outro ambiente, como área de serviço ou banheiro.

 

4. Uma vez por dia, desinfete as esponjas lavando e, em seguida, deixando as submersas em um recipiente com água fervendo por cinco minutos de cada lado.

5. Também é possível eliminar as bactérias deixando a esponja em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO