facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

02 de Janeiro de 2017, 07h:34 - A | A

POLÍTICA / DANÇA DAS CADEIRAS

Suplentes assumem vagas de deputados na Assembleia de MT

Alan Kardec e Daltinho assumem as vagas de Emanuel Pinheiro e Zé do Pátio, que foram eleitos prefeitos em Cuiabá e Rondonópolis

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Os suplentes de deputados estaduais Adalto de Freitas Filho, o Daltinho (SD),  Alan Kardec (PT) e  Adriano Silva (PSB) serão empossados na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (5).

O ingresso deles no Legislativo mato-grossense se deve ao fato de os deputados José Carlos do Pátio (SD) e Emanuel Pinheiro (PMDB) terem tomado posse, no domingo (1º), como prefeitos de Rondonópolis e Cuiabá, respectivamente.

Já Max Russi (PSB) assume o comando da Secretaria de Assistência Social do Estado (Setas), a convite do governador Pedro Taques (PSDB).

Com a chegada de Alan Kardec, que teve quase 15 mil votos em 2014, o PT passa a ter duas cadeiras na Assembleia nesta legislatura.

Após ter a candidatura indeferida com base na Lei da Ficha Limpa, Valdir Barranco conseguiu, por determinação da Justiça, assumir a vaga antes ocupada pelo suplente Pery Taborelli (PSC).

Alan encerrou o mandado de vereador, no último sábado (31). Com a saída de Emanuel Pinheiro, o petista se mantém até 2018 no cargo no Legislativo.

Depois de uma briga judicial, em 2014, com o objetivo de impedir Zé Carlos do Pátio de assumir o cargo, Daltinho volta à cena política para assumir oficialmente a vaga.

À época, o suplente alegava que Pátio não poderia ser diplomado como deputado porque havia sido condenado por abuso de poder econômico, em colegiado pela Justiça Eleitoral.

Pátio chegou a ter o mandato cassado, acusado de distribuir camisetas na vésperas da eleição de 2008.

Apenas em 2015, a decisão que o retirou da Prefeitura de Rondonópolis foi extinta e ele passou a ser considerado ficha limpa.

Após perder a briga judicial, Daltinho agora é beneficiado com mandato devido à vitória nas eleições municipais.

O suplente Adriano Silva assume a cadeira de deputado pela segunda vez. Em dezembro de 2015, ele substituiu o deputado Gilmar Fabris (PSD), que se licenciou do cargo, para cumprir a "tabela de rodízio".

Desta vez, o ex-reitor da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), assume o mandato por tempo indeterminado no lugar de Max Russi, que passa a responder pela Setas a partir desta segunda-feira (2).

"Dança das cadeiras"

Quem também se tornou deputado, com a saída do titular da cadeira, nesta legislatura, é Jajah Neves (PSDB), que foi beneficiado com a saída do deputado Wilson Santos (PSDB), para chefiar a Secretaria de Estado de Cidades.

Wilson pode ficar como secretário até o fim de 2018, quando encerra do mandato do governador Pedro Taques (PSDB), o que deixa o posto de parlamentar à disposição de Jajah.

Comente esta notícia