02.10.2010 | 14h24


Eleitos neste domingo serão conhecidos até a meia noite

da redação

O resultado da eleição em Mato Grosso deve ser conhecido já por volta da meia-noite deste domingo. A previsão é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e acompanha a média nacional, já que a maioria dos estados também deve anunciar o resultado da apuração antes do começo da madrugada.

O horário do anúncio em Mato Grosso se deve ao fato de que em zonas eleitorais do interior com difícil acesso pode ocorrer mais demora, apesar de Cuiabá o resultado deve sair mais cedo. O secretário de Administração e Orçamento do TRE, Nilson Gomes Bezerra, afirma que o Estado contará com mais de 7 mil urnas, sendo que em 11 locais de votação será necessário transporte de urnas por rio e, no Pantanal, 43 trechos serão percorrido por avião e helicóptero.

"A expectativa é que a gente tenha tudo encerrado por volta da meia-noite, mas a gente não gosta de citar muito horário porque isso depende de muitos fatores", afirma Rui Ramos. Um dos fatores que ele se refere são os kits com telefones via satélite para os servidores da Justiça Eleitoral que atuam no interior.

Na eleição geral de 2006, quando foram eleitos deputados federais, senadores, governador e presidente da República, o resultado no Estado foi anunciado um dia depois de fechadas as urnas. Essa demora ocorreu por conta das zonas eleitorais distantes dos centros urbanos.

A apuração e totalização dos votos será feita no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, onde candidatos, cabos eleitorais, dirigentes de partidos cadastrados poderão aguardar o anúncio do resultado. Nesse domingo, mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas e votarão em 60 zonas eleitorais em 1.571 locais de votação no Estado.

Diferente da eleição convencional, onde serão escolhidos seis candidatos, os eleitores terão maior facilidade para participar da votação em trânsito, que permite as pessoas que estão em capitais e fora dos respectivos domicílios eleitorais votarem para presidente. Nesse caso, todo o processo de votação deve demorar pouco mais de 30 segundos no país inteiro. A votação será realizada entre às 8h e 17h. O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado, afirma que a expectativa é que a eleição transcorra com tranquilidade. Aproximadamente 6 mil policiais militares, civis, federais e Bombeiros participarão da fiscalização.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER