alexametrics
06.08.2010 | 10h36


POLÍCIA

Vila Bela: Grileiros atacam fazenda e ferem 2



Um ataque de grileiros na fazenda Pousada do Guaporé, localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá), deixou 2 funcionários feridos. Eles foram pegos de surpresa em uma emboscada armada no meio da mata. As vítimas, Elenilton Ferreira da Silva, 33, e André Surubi, 47, foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional de Cáceres (225 Km a oeste de Cuiabá), onde passaram por cirurgias para retirada dos projéteis. Eles não correm risco de morte. Os conflitos no local ocorrem há cerca de 8 anos, segundo a Polícia Civil.

Uma das vítimas foi atingida no lado esquerdo da abdome e a bala ficou alojada próximo ao intestino grosso. A outra foi atingida nas costas e teve o diafragma perfurado. Após a operação, precisará usar um dreno pulmonar no lado esquerdo por uma semana. Mas, de acordo com o anestesista Fernando Antônio, os 2 trabalhadores já passam bem.

O ataque ocorreu no início da manhã de quinta-feira, antes das 7 horas, quando os vaqueiros da fazenda se deslocavam para a mata em busca do gado e foram vítimas do ataque. O grupo de grileiros, que tem cerca de 8 pessoas como líderes, já é conhecido da Polícia local e já foi preso em outras duas operações. No entanto, segundo o investigador da Polícia Civil Fausto Juliano Moura, eles sempre conseguem alvará de soltura.

Suspeita-se que pelo menos 3 ou 4 pessoas estavam no grupo de grileiros na hora da emboscada. Os policiais fizeram uma varredura no local, mas encontraram apenas cápsulas deflagradas, cigarros e garrafas de água no local onde eles estavam escondidos. "Como a região é de mata fechada, eles adentram pelo mato e dificilmente serão capturados", explicou o investigador.

Este é o segundo ataque em 2 dias e o terceiro em duas semanas. "Na noite de quarta-feira eles atearam fogo em uma ponte de madeira dentro da fazenda para dificultar o acesso dos funcionários até a área da propriedade onde eles pretendem invadir".

A fazenda está situada a cerca de 25 quilômetros da cidade de Vila Bela e o dono é morador de São Paulo que comprou a propriedade sem saber dos conflitos dos posseiros que são moradores da região e alegam que grande parte da mesma foi adquirida de forma irregular. "Eles dizem que os antigos donos cercaram uma grande parte de terra que não era dele e incorporou ao espaço da fazenda que é de aproximadamente mil alqueires".

O policial conta ainda que há 15 dias os grileiros também expulsaram os peões da fazenda que é gerenciada por Fernando Ribeiro. Na ocasião, eles derrubaram a marretadas e pontapés uma das casas da propriedade. Segundo o policial, eles intimidam os proprietários com ataques violentos até que a área seja abandonada, quando eles se apossam e, depois de alguns anos, a vende.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime