alexametrics
02.09.2010 | 10h50


POLÍCIA

Tempo seco faz umidificadores de ar "desaparecerem" do mercado



Da redação

A baixa umidade relativa do ar, aliada ao aumento do calor e à intensificação das queimadas em várias regiões do Estado, está levando a uma procura sem precedentes de aparelhos de umidificadores e vaporizadores de ambiente, utilizados para conter a falta de umidade e amenizar problemas respiratórios da população. Por conta deste movimento, quase todas as lojas de eletrodomésticos da Grande Cuiabá já estão sem esses produtos para venda.

De acordo com vendedores, a procura por umidificadores e vaporizadores de ambiente aumentou 50% no mês de agosto nas lojas de eletrodomésticos de Cuiabá. “A procura é tanta que já estamos sem umidificadores no estoque há mais de uma semana”, conta um vendedor da loja Novo Mundo, na rua 13 de Junho. “Tínhamos cerca de 300 aparelhos no estoque e vendemos tudo”.

Segundo um vendedor da City Lar, a procura está intensa e várias marcas já estão em falta na loja. “Hoje só temos uma marca disponível para venda”, conta.

Na Casas Bahia, loja da 13 de Junho, os estoques de umidificadores se esgotaram no mês de julho. “Não demos conta de atender à demanda e fizemos novos pedidos”, lembra um vendedor. Ele estima que as vendas tenham triplicado no mês de julho. “Chegamos a vender 30 aparelhos em um único dia”.

Nas lojas de eletrodomésticos, há preços para todos os bolsos. Um umidificador pode ser encontrado por até R$ 128 (quatro litros), da marca Mondial, enquanto os aparelhos com capacidade para 4,5 litros, da marca Waterclear, custa R$ 239.

Segundo gerentes e vendedores, a procura por vaporizadores de ambiente também está em alta. “Em relação a outros meses do ano aumentamos nossas vendas em cerca de 30%”, compara um vendedor. “A procura é grande, tanto por pessoas que tiveram indicação médica, ou por conta própria. Nesta época de seca sempre aumenta a venda de aparelhos para amenizar a baixa umidade do ar”, diz o vendedor José Augusto da Silva.

Na loja do Ponto Certo, os estoques também se esgotaram em julho. “Vendemos cerca de 200 aparelhos e estamos esperando uma nova remessa para as primeiras semanas de setembro”, informa o gerente da loja, José Júnior.

Os umidificadores, junto com os vaporizadores, são o grande destaque nas lojas de eletrodomésticos nesta época, com o clima seco e a umidade alcançando as piores marcas do ano.

BENEFÍCIOS - Ideal para amenizar os efeitos causados pelo ar seco, como ressecamento da retina ocular, problemas de alergias respiratórias, tosses e irritações na garganta, e aumentar a umidade do ambiente, o umidificador é indispensável em períodos de estiagem quando o ar fica extremamente seco, causando muitos males a saúde.

A principal característica do umidificador é a produção de uma névoa fina e homogênea de vapor frio e inodoro capaz de umidificar e purificar o ar em ambientes de até 12 m², sem alterar a temperatura em ambiente como sala, quarto e escritório, proporcionando agradável sensação de bem estar.

De acordo com órgãos responsáveis por medir a qualidade do ar, quando a umidade do ar atinge índice menor que 30% é estabelecido estado de atenção à população. De 12% a 20% é instituído estado de alerta. Abaixo de 12% é considerado emergência.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime