alexametrics
18.01.2011 | 07h48


POLÍCIA

Técnicos do Ministério da Saúde já estão em Campinápolis

SANDRA CARVALHO    07h40
ESPECIAL PARA REPÓRTER MT

Reestruturar o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante é a missão da equipe do Ministério da Saúde que chegou neste final de semana em Campinápolis, a 700 km de Cuiabá. Os 16 técnicos trabalharão para garantir plenas condições de trabalho aos funcionários do órgão, responsáveis pela saúde indígena na região. A medida foi tomada após denúncia da altíssima taxa de mortalidade infantil indígena na Nação Xavante, especificamente na terra Parabubure.

José Maria Xavante, integrante do Conselho Distrital Indígena (Condisi) e presidente do Conselho de Saúde Indígena de Nova Xavantina, comemora a iniciativa da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Ele considerou rápida a resposta do Governo Federal ao drama dos Xavante.

"Há muito tempo não tínhamos uma resposta tão rápida", declarou o líder indígena. Das oito mortes registradas em Campinápolis este ano, sete eram crianças. Os óbitos tem ocorrido geralmente por doenças respiratórias e parasitárias, resultado da falta de serviços eficazes de atenção básica à saúde que por sua vez ocorre por falta de condições de trabalho aos servidores do DSEI.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime