alexametrics
23.10.2010 | 10h01


POLÍCIA

Sinop se mobiliza para combater a dengue no município

sonoticias

As secretarias municipais de Saúde, Educação, Cidade e Meio Ambiente desenvolverão ações conjuntas de combate a dengue, durante o período de chuvas. O anúncio foi feito, esta tarde, pelo prefeito Juarez Costa. A principal ação é a conscientização da população já que cerca de 80% dos criadouros estão nos quintais e nas calhas. A secretaria de Educação fará concurso com tema "a educação no combate a dengue", envolverá escolas e comunidade na discussão da responsabilidade e participação nas ações de prevenção e controle da doença. Poderão se inscrever no concurso alunos da rede municipal, estadual e particular, que será nas categorias de desenho, slogan, redação, teatro, paródia e e professores com experiências pedagógicas.

A Secretaria da Cidade coordenara as ações de limpeza em diversos locais no município, inlcuindo valetões, canteiros e também fará placas que visam conscientizar a população sinopense que mantendo a cidade limpa. Segundo o secretário Mauri Rodrigues de Lima, mais de 100 placas foram reaproveitadas e serão colocadas a partir deste sáado nos canteiros e rotatórias para poder alertar a população.

A Secretaria de Meio Ambiente desenvolveu ações como elaboração de leis para poder multar os proprietários de terrenos sujos, além de fiscalizar e emitir multas. De acordo com o secretário Rogério Rodrigues, desde maio foram vistoriados 944 terrenos, desse montante 619 foram notificados, 355 foram autuados e 537 fizeram a limpeza.

A Secretaria de Saúde está diretamente ligada ao combate e controle da dengue e, além de continuar o trabalho de fiscalização e visitas nas residências, contratará mais 30 homens para formarem equipes de vistorias, principalmente de calhas. Esse ano, foram realizadas pelos agentes ambientais e comunitários, 4 visitas nos 57.261 imóveis de Sinop, 213 multas foram aplicadas por terem sido encontrados criadouros do Aedes Aegypti.

O prefeito Juarez Costa, disse, ao Só Notícias, que é necessária a adesão e conscientização da população e se envolva no combate para que não ocorra a mesma epidemia do ano passado. "Temos que entender que cada um deve fazer a sua parte. A prefeitura investiu em equipamentos necessários, mas a população deve fazer a sua, limpando os quintais e calhas", disse Juarez.

A secretaria municipal de Saúde aponta que de janeiro até o dia 15 deste mês foram confirmados 2.372 casos de dengue, sendo 2.215 casos clássicos, 88 com complicações, 42 febre hemorrágica, 5 óbitos por complicações, 2 por outras causas.

Porém, conforme Só Notícias já informou, a Secretaria Estadual de Saúde, aponta -no balanço divulgado semana passada- 8 mortes confirmadas em Sinop, de janeiro até agora, e uma sob investigação.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime