facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

25 de Abril de 2012, 16h:47 - A | A

POLÍCIA / ASSALTANTES DE BANCO

Prima de vice-governador e comparsas vão para presídio

Vice-governador disse, em nota, que sobrinha responderá por seus atos e lamenta envolvimento

MAYARA MICHELS



A Justiça decretou a prisão preventiva dos dez presos na operação “Furacão”, que desarticulou uma quadrilha com pelo menos 15 integrantes que atuava no arrombamento de caixas eletrônicos e assaltos a bancos nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Goiás.

A prima do vice-governador, Chico Daltro, Fernanda Cristina Dias Daltro, é uma das integrantes da quadrilha. Ela foi presa e encaminhada ao Presídio Feminino.Os criminosos foram levados para o Pascoal Ramos na noite de ontem As mulheres foram para o presídio feminino da Capital. A pisão foi decretada nesta terça-feira (24), e todos ficaram no mínimo 30 dias presos.

O grupo promovia os assaltos em vários estados e lavava o dinheiro em carros e imóveis em Mato Grosso. As investigações são comandadas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), da Capital. Dos presos, cinco foram detidos em Cuiabá, quatro em Jussara (GO) e um em Gurupi (TO). O inquérito será finalizado em 30 dias.

Permanecerão presos preventivamente: Ronny Peter Rocha Brito, líder da organização criminosa, sua companheira Fernanda Cristina Dias Daltro, o vice-líder da quadrilha, Willian Sidney Araujo de Moraes, Mário Marcio da Silva, o “Moi”; Damião de Oliveira Soares, a merendeira Rosemary Araújo da Silva, Bartolomeu Francisco da Silva, Andrea Gomes Garcia da Silva, Reinaldo de Moraes Junior e Marciene Ribeiro de Matos.

O grupo é acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Conforme a delegada Elaine Fernandes da Silva, o grupo constituiu a quadrilha em Mato Grosso para a prática de roubos e arrombamentos a caixas eletrônicos em vários estados da federação. “Ao passo que lavava o dinheiro do crime em Mato Grosso, adquirindo veículos e imóveis”, frisou.

As quatro mulheres presas na operação tinham um papel importante na organização. Elas participavam ativamente, davam suporte logístico aos companheiros, compravam passagens e disponibilizavam as próprias contas bancárias para depósito do dinheiro advindos dos arrombamentos e ainda cooptavam outras contas bancárias para recolhimento do dinheiro.

Conforme a delegada Elaine Fernandes, os criminosos fazem do crime uma profissão e as mulheres dos bandidos contavam com o dinheiro para manter o luxo. Uma curiosidade descoberta durante os monitoramentos é que Fernanda Cristina pressionava o marido Ronny Peter, para que ele conseguisse dinheiro suficiente para pagar uma cirurgia plástica. Outra presa, Andrea Gomes Garcia da Silva, mulher de Mario Márcio da Silva, o “Moi”, reclamava do pouco dinheiro conseguido num dos roubos praticados pela quadrilha.

As investigações levaram à conclusão de que o grupo criminoso já tinha roubado algo em torno de R$ 1 milhão. No último dia 16 de março deste ano, a quadrilha arrombou três caixas, no Shopping Leste, em Porto Velho (RO). Em Gurupi (TO), o grupo levou R$ 70 mil de um caixa, instalado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) local.

OUTRO LADO

O vice-governador Francisco Daltro disse por meio de nota à imprensa, que sua sobrinha, Fernanda Cristina Dias Daltro, vai “responder legalmente por seus atos”.  Daltro diz ainda que “nenhum cidadão está acima da lei”.

Fernanda Cristina é filha de Antônio Daltro Filho, seu primo, falecido em dezembro de 1994 e de Sueli de Fátima Dias. Daltro disse ainda que as autoridades atuarão com rigor e isenção na apuração do caso e  disse lamentar “profundamente o fato, que entristece toda sua família”.


VEJA FOTOS DA QUADRILHA INTEIRA

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

Comente esta notícia