facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

08 de Maio de 2024, 13h:45 - A | A

POLÍCIA / LA CATEDRAL

Pré-candidato a prefeito de MT é alvo de operação contra esquema de facilitação de fuga de detento

Magnun Vinnicios que já foi vereador de General Carneiro, também já havia sido preso e foi condenado por furto de gado em 2022.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O ex-vereador de General Carneiro, e atual pré-candidato a prefeito do município, Magnun Vinnicios, foi um dos alvos da Operação "La Catedral”, deflagrada pela Polícia Civil nessa terça-feira (07) com objetivo de apurar crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e facilitação de fuga de presos em Mato Grosso.

A ação cumpriu 132 ordens judiciais, entre prisões preventivas, buscas e apreensões, bloqueios de contas bancárias, além de sequestro de bens móveis e imóveis dos investigados. Os mandados foram cumpridos em cidades de quatro estados: Primavera do Leste, Paranatinga e Dom Aquino (MT); Uberlândia (MG); Rio Verde (GO) e Santana do Araguaia (PA).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O RepórterMT teve acesso à decisão judicial que autorizou a operação. Além do ex-parlamentar, também foram alvos Janderson dos Santos Lopes, Valdeir Zeliz dos Santos – diretor da Cadeia Pública de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá) - Josué Pereira Santana, Thais Emilia Siqueira Silva, Marconi Cesar Magalhaes, Alessandro Rodrigues Soares, Damilles Kaely Lima Meira, Gutemberg dos Santos Mesquita, Valdir da Silva Araújo, Adriano da Silva Negreiros, Edimara Farias Neves, Fabio Belfort Costa Filho, José Inácio da Silva, Tiago Candido do Amaral, João Francisco da Silva Santos, Marcio Ferreira Sojo, Jeová Viera de Aguiar, Nathan Gabriel Oliveira dos Santos, Magnun Vinnicios Rodrigues Alves de Araújo – pré-candidato a prefeito - Denilvaldo Gomes de Arruda e José Castro Neto.

Leia mais - Vídeo: Diretor de cadeia é alvo de operação e afastado do cargo por cobrar propina de preso em troca de benefícios

A Justiça de Mato Grosso também autorizou o sequestro de 65 veículos, como caminhonetes Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Ford F350 e Dodge Ram Laramie, além de carros, caminhões e reboques.

Foi determinado ainda o sequestro de três imóveis ligados a Janderson dos Santos Lopes, conhecido como “Cowboy” e apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho em Primavera do Leste.

Além deles, também foram cumpridas ordens no interior da Cadeia Pública de Primavera do Leste, abrangendo a sala do diretor, Valdeir Zeliz e no interior de todas as celas da unidade prisional.

Por sua vez, Janderson Lopes, Thais Emilia, José Inácio da Silva, Nathan Gabriel Oliveira, Gutemberg dos Santos e Márcio Sojo foram presos.

A investigação, de quase um ano, reuniu diversas informações produzidas a partir de relatórios financeiros e investigativos. A Polícia Civil apurou a existência de uma associação criminosa que se formou para comprar facilidades e movimentar dinheiro obtido ilegalmente e promover a lavagem de capitais por meio de empresas de construções e, ainda, ofertar vantagens ilícitas a servidores públicos.

Comente esta notícia