alexametrics
28.08.2010 | 14h54


POLÍCIA

PF prende 12 pessoas com madeira de reserva indígena em Aripuanã

Ivan Pereira e Cleomar Diesel
de Aripuanã



A operação deflagrada pela Polícia Federal, Força Nacional e Ibama foi realizada para combater à extração ilegal de madeiras em terras indígenas, no município de Aripuanã. Em Aripuanã, além da apreensão de dez caminhões carregados, 12 pessoas foram detidas. Contra os madeireiros receptadores, estão sendo pedido prisão preventiva. Todos foram indiciados por formação de quadrilha e encaminhados ao presídio.

De acordo com delegado chefe da Operação, esta ação faz parte da Operação “Arco de fogo” que há dois anos vem sendo executada na região da Amazônia Legal. Questionado sobre a participação dos índios, o delegado afirma que em caso de “índios integrados”, também serão presos e responderão pelo crime.

A madeira apreendida de várias espécies nativas de elevado valor comercial estará sendo depositada em local ainda não especificado, onde ficara a disposição da justiça que dará a destinação da mesma para projetos sociais.

A operação não tem prazo para terminar e os agentes vão continuar com as buscas de equipamentos utilizados nas extrações e de pessoas que ainda não foram presas. “Os índios já sofrem a retirada ilegal de madeira há muito tempo”, constatou o delegado.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime