facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

29 de Maio de 2011, 10h:36 - A | A

POLÍCIA /

Operação fiscaliza 1.888 pessoas em dois dias na Grande Cuiabá



DA ASSESSORIA 09h39

As primeiras horas da operação integrada "Ostensividade Permanente" começa com saldo positivo em Cuiabá e Várzea Grande. Só na capital matogrossense foram abordadas pela Polícia Militar 1.888 pessoas, 652 veículos, doze pessoas conduzidas para delegacia por uso de entorpecentes, sendo três menores conduzidos pela equipe do Juizado da Infância e da Juventude e uma prisão em flagrante por embriaguez ao volante. Sessenta e oito trouxinhas de pasta base, oito 'cabeças' e três porções de cocaína foram apreendidas durante os primeiros momentos da operação em Cuiabá.

Operação em Cuiabá e Várzea Grande

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As abordagens e vistorias veiculares ocorreram nas principais avenidas da cidade, como nas avenidas Getúlio Vargas, Fernando Correa e do CPA. Nas abordagens de trânsito a Policia Militar aplicou 103 autos de infração de trânsito (AIT), oito carteiras de habilitação foram apreendidas e 12 certificados de registro e licenciamento de veículos foram autuados. Mais de trinta e cinco bairros foram fiscalizados em Cuiabá, onde as equipes vistoriaram bares, restaurantes e lanchonetes.

Logo nas primeiras horas da operação em Várzea Grande, a Polícia Militar recapturou o fugitivo do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Diomar Gonçalo de Campos Souza, de 18 anos. Ele foi preso em flagrante no posto América, na avenida Júlio Campos, em Várzea Grande. Diomar estava preso por roubo a banco.

A Polícia Militar de Várzea Grande também apreendeu durante a operação 37 maços de cigarros contrabandeados oriundos do Paraguai. Mil e quatrocentas pessoas foram abordas durante a operação integrada no município. Trezentos e noventa e seis veículos e 600 motos foram abordadas, sete veículos apreendidos e seis pessoas conduzidas para delegacia, sendo dois menores.

Em diversos pontos de Várzea Grande os policiais militares realizaram blitz de trânsito. Dezoito multas foram aplicadas e duas carteiras de habilitação (CNH) foram recolhidas.

Oito advertências foram aplicadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e oito notificações da Vigilância Sanitária foram aplicadas em estabelecimentos comerciais entre bares e restaurantes.

O Corpo de Bombeiros Militar, que também atuou na operação integrada, registrou 15 notificações em bares de Cuiabá que não possuíam alvará de segurança contra incêndio. Em Várzea Grande, foram 12 notificações em estabelecimentos comerciais.

A Polícia Judiciária Civil, em Cuiabá, registrou três Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por tóxico, quatro de diversas naturezas sendo, lesão corporal, desacato e desobediência, danos morais e importunação ofensiva ao pudor. Vinte e oito boletins de ocorrência foram registrados.

Após o lançamento da operação na noite desta sexta-feira (27.05), a cúpula da segurança pública percorreu alguns dos pontos de concentração das equipes, como a feira livre do bairro Jardim Imperial, em Cuiabá, os pontos de blitz na avenida Fernando Correa, em Cuiabá, Ponte Sérgio Motta e avenida Filinto Muller, em Várzea Grande.

"Quando fazemos uma operação integrada obtemos um resultado satisfatório, como já está acontecendo nesses primeiros momentos da operação em Cuiabá e Várzea Grande", avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.

OSTENSIVIDADE PERMANENTE

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagrou, na noite desta sexta-feira (27.05), a operação ‘Ostensividade Permanente', que tem como objetivo aumentar o poder de ostensividade e prevenção policial, a partir de fiscalização integrada dos órgãos da segurança pública e instituições do poder público municipal, Poder Judiciário e instituições do Governo Federal em áreas com maior incidência de homicídios nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, proporcionando maior segurança e tranquilidade à população. O lançamento oficial da operação aconteceu simultaneamente em Cuiabá e Várzea Grande.

Estão empregados na operação 983 policiais militares, 222 bombeiros além de equipes do Juizado da Infância e da Juventude, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Disque Silêncio e Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Há reforço na Polícia Judiciária Civil com um delegado, três investigadores e dois escrivães nos plantões de Cuiabá (Cisc Planalto) e Várzea Grande (central na avenida Filinto Muller). Mais dois cartórios estão funcionando para atender as ocorrências.

Na operação estão sendo realizadas fiscalizações integradas em bares e lanchonetes, bem como abordagens e checagem de cidadãos e veículos, com barreiras e blitz nos locais de maior incidência criminal, conforme estudo da Secretaria Adjunta de Inteligência da Sesp.

"O principal objetivo da operação é diminuir os índices de homicídio na Baixada Cuiabana, que em relação aos meses de março e abril deste ano trouxe preocupação à Secretaria. Portanto, a meta é reduzir esses números com essa saturação das forças integradas da segurança", disse o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.

Também estão empenhados na operação 404 alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFS) aprovados no último concurso público do Governo do Estado para área da Segurança Pública. Os alunos estão atuando sob comando de graduados em barreiras e pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, aumentando a ostensividade da operação.

Oitenta e um alunos a soldados do Corpo de Bombeiros Militar também reforçam o efetivo atuante dos bombeiros na operação, na fiscalização de bares, restaurantes e lanchonetes e pontos de maior concentração de público. Os bombeiros também atuam em parceria com a Polícia Militar em Cuiabá e Várzea Grande nas blitz de forma educativa com assuntos relacionados ao consumo excessivo de álcool, excesso de velocidade, a importância do uso do cinto de segurança e cuidados com pedestre nas ruas. Equipes da Força Tática e Rotam também darão apoio a operação.

"O apoio dos alunos é necessário. Eles estão atuando na operação com monitoramento e com isso vão ganhando experiência para quando estiverem nas ruas exercendo suas funções como policiais, que deve acontecer no mês de setembro", destacou Diógenes Curado. O secretário lembrou ainda que apenas na Baixada Cuiabana deverá engrossar o quadro da Polícia Militar cerca de 700 novos soldados. "Com isso teremos um ganho qualitativo para nossas ações de Segurança Pública", completou.

 

Comente esta notícia