facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

01 de Setembro de 2018, 09h:10 - A | A

POLÍCIA / INSEGURANÇA PÚBLICA

Mulheres são principal alvo de ladrões de carro em Cuiabá

Os criminoso optam por montar armadilha e esperar pela vítima nas saídas de comércios, empresas e até creches.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



A incidência de casos de assaltos a mão armada a mulheres, na Baixada Cuiabana, para roubar carros, tem chamado a atenção das autoridades que alertam as possíveis vítimas sobre a tática usada pelos bandidos.

Os criminosos costumam esperar pelas vítimas em pontos estratégicos, como saídas de supermercados, lojas e até creches para cometer os assaltos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O delegado Richard Damasceno Lage, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derf-Va), disse ao que há situações em que o roubo de veículos pode ser evitado.

“Nestes casos em que as vítimas estão na rua, próximas de estabelecimentos, é muito difícil notar a ação dos bandidos e nesse caso vai muito da audácia deles. Porém, em casos em que o morador está chegando em casa, abrindo o portão à noite, por exemplo, é importante observar a movimentação da rua”, explica do delegado.

O caso mais recente na Capital foi registrado na tarde de sexta-feira, quando um bandido armado rendeu uma médica e a ameaçou de morte na frente dos filhos dela, para roubar uma caminhonete Hilux, no bairro Jardim Cuiabá. A vítima saída do consultório odontológico, quando foi atacada.

Cuiabá também registrou outros três casos violentos em que mulheres foram vítimas no mês de agosto. Todos os casos aconteceram no período noturno e as vítimas estavam chegando ou saindo de casa, da academia e até mesmo no Pronto-Socorro.

O primeiro aconteceu no dia (7), quando mulher teve o veículo Crevrolet Onix roubado por uma dupla armada, no bairro Cidade Alta, em Cuiabá. O crime aconteceu na entrada da Rua Pedro Gardez, ao lado da Motta Parafusos, localizada na Avenida Miguel Sutil. Conforme o horário da câmera, o assalto aconteceu por volta de 19h46. Toda ação dos assaltantes foi registrada por câmeras de segurança.

Veja o vídeo

Cinco dias após este assalto, a ex-vice-prefeita de Campo Novo do Parecis, Edlamá Batista Marques, 55 anos, foi sequestrada na frente do Pronto-Socorro, em Cuiabá. O caso aconteceu na noite de domingo (13). Ela foi levada para uma região de mata pelos bandidos, depois liberada no mesmo local onde houve o sequestro.

RepórterMT/Reprodução

Edlamá Batista Marques sequestrada

ex-vice-prefeita de Campo Novo do Parecis, foi sequestrada ao chagar no Pronto Socorro de Cuiabá.

De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu às 21h, quando a vítima chegava no Pronto-Socorro em um Chevrolet Corsa. Ela disse à polícia que foi abordada por três bandidos armados ao descer do carro e ameaçada de morte.

Em outra situação, no dia (22) de agosto, quatro bandidos foram presos após assaltarem uma bancária, de 43 anos, na frente de uma academia no bairro Araés, em Cuiabá. O crime na noite de terça-feira (21). A vítima teve vários objetos de valor e um Renault Sandero roubados na ação.

"É importante que ligue para o 190 e que vá até a delegacia fazer o registro do crime. Dessa forma o veículo pode ser recuperado em barreiras policiais e até em outros estados do país”, explicou o delegado Richard Damasceno.

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 21h30. Após o assalto a mulher passou a rastrear o carro e informou para  a PM que ele estava estacionado em uma rua no bairro Santa Rosa.

O delegado Richard Damasceno salientou a importância da rápida comunicação da vítima, caso tenha o veículo levado.

“O sucesso na recuperação do veículo depende muito do tempo em que o crime é comunicado para a polícia. É importante que ligue para o 190 e que vá até a delegacia fazer o registro do crime. Dessa forma o veículo pode ser recuperado em barreiras policiais e até em outros estados do país”, explicou o delegado.

Outra situação que prova a audácia dos criminosos aconteceu em março deste ano, quando uma mãe teve o veículo Chevrolet Prisma levado por assaltantes ao deixar o filho em uma creche.

Toda ação da dupla foi flagrada por câmeras de segurança da unidade de ensino. Conforme as imagens, o crime aconteceu por volta das 7h40.

Veja o vídeo

Dados

De acordo com dados da Secretaria de Estado e Segurança pública (Sesp), no período de janeiro a julho de 2017, 3.231 veículos foram roubados ou furtados. No mesmo período de 2018, o número chegou ao montante de 2.697 casos. A secretaria não especificou em quantos desses casos as vítimas eram mulheres.

Leia mais

 

Bandido ameaça matar médica na frente dos filhos para roubar Hilux em Cuiabá

Mulher é rendida e têm Onix roubado na porta de casa em Cuiabá

Ex-vice-prefeita é sequestrada na frente do Pronto-Socorro em Cuiabá

Quatro são presos por roubar carro de bancária em Cuiabá

Comente esta notícia

Carlos Nunes 01/09/2018

Qual é o candidato a presidente da república que o Crime Organizado, as Facções, os Traficantes nacionais e internacionais não querem que seja eleito DE JEITO NENHUM? Bolsonaro. Então o Bolsonaro é o melhor candidato a presidente, agora com o General como vice ficou ainda melhor. Traficantes internacionais vão pensar 100 vezes antes de vir pro Brasil...serve pras máfias também.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1