alexametrics
29.01.2011 | 13h22


POLÍCIA

MPF denuncia 28 por desvio de R$ 3 milhões da Funasa

DA REDAÇÃO   10h02

O Ministério Público Federal(MPF), através do procurador Mário Lúcio de Avelar, denunciou 28 pessoas por crime de formação de quadrilha, estelionato, peculato, crime de responsabilidade e fraude em licitações.

Entre os denunciados estão políticos, empresários, servidores públicos e lobistas, acusados de desviarem R$ 3 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Na lista de denunciados constam desde servidores públicos, empresários, ex-dirigentes do PMDB de Mato Grosso como Carlos Miranda, Rafael Bastos e José Gomes Bezerra, sobrinho do deputado federal diplomado Carlos Bezerra, os ex-prefeitos Eduardo Belmiro e Faustino Dias Neto (de Santo Antônio do Leverger) e o "aloprado" Valdebran Padilha, que ficou conhecido em 2006 por tentar vender ao PT, um dossiê contra chefes do PSDB. José Luis Gomes Bezerra, secretário particular e sobrinho do cacique do partido, deputado federal Carlos Bezerra. O parlamentar, por sinal, estava mexendo os pauzinhos para emplacar o dileto sobrinho no comando da MT Fomento, órgão público que concede créditos a empresas.

O esquema todo montado em base política, indicava pessoas para cargos de confiança na Funasa que já vinham com as ordens de como agir no desvio dos recursos.

Na base empresarial, os contratados davam sustentação para a operação de desvio. Aí são citados Ronilton Souza Carlos, diretor do Instituto Creatio, e os irmãos Valdebran e Waldemir Padilha acusados como lobistas.

Operação Hygeia - Teve início em 2006, quando a Polícia Federal apurou crimes de fraude na contratação e execução de obras no município de Santo Antônio do Leverger, com recursos do Fundo Nacional de Saúde e da Oscip Instituto Creatio.

Em 2008, a PF começou investigar crimes praticados na Coordenação Regional da Fundação Nacional da Saúde de Mato Grosso.

Em 2010 foram expedidos 35 mandados de prisão temporária e outras dezenas de busca e apreensão e sequestro de bens.

Denunciados:

01. Ronilton Souza Carlos
02. Valdebran Carlos Padilha Silva
03. Waldemir José Padilha Silva
04. Kurt Luiz Matte
05. Faustino Dias Neto
06. Eduardo Belmiro da Silva
07. Luciano de Carvalho Mesquita
08. Carlos Roberto Ribeiro de Miranda
09. José Luis Gomes Bezerra
10. Marco Antônio Sangherlin
11. Evandro Vitório
12. Rafael Bello Bastos
13. Paulo Félix Castro de Almeida
14. José Maurício da Silva
15. Antonio da Silva Campos
16. Benisvaldo Teixeira Lopes
17. Lucilo Cabral da Silva
18. Júlio Cesar Moreira Silva Junior
19. Manoel de Jesus Martins
20. Odil Benedito Antunes do Nascimento
21. Ney Macario da Silva
22. Antonio Pedroso
23. Claudison Jorge de Lima
24. Claudio Jesus de Amorim
25. Jone Marcos da Costa Silva
26. João Mário de Arruda Adrião
27. Dalva Divina de Miranda
28. Henriete Ines Carvalho Silva Albuquerque

(Com Assessoria)

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime