facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Maio de 2024
10 de Maio de 2024

13 de Outubro de 2015, 17h:10 - A | A

POLÍCIA / TRÁFICO SIMULADO

MPF avisou Gefron e Polícia Federal sobre reportagem da TVCA para o JN

Polícia Federal também informou que abriu um inquérito para investigar o caso. Com isso, os diretores da emissora deverão ser intimados a depor

JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇÃO



O Ministério Público Federal (MPF) afirmou à imprensa nesta terça-feira (13), que após ser informado pela TVCA da produção da reportagem que mostraria a fragilidade da segurança, na fronteira com a Bolívia, destacou à emissora que não poderia autorizar ou avalizar a realização da matéria e por isso, informou ao Grupo Especializado de Fronteira (Gefron) e à Polícia Federal, sobre a produção da pauta.  

Em uma nota oficial o órgão federal ainda disse que informou a TVCA, que avisou as forças policiais.

Em uma nota oficial, o órgão federal ainda disse que informou a TVCA, que avisou as forças policiais.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“O mesmo dever de transparência com as instituições da Polícia Federal e com o Gefron levou o MPF a comunicar à TV Centro América que a força policial tinha conhecimento da pauta”, diz um trecho da nota.

Mesmo assim, o jornalista Alex Barbosa e três funcionários da emissora tentaram fazer a reportagem e acabaram detidos nesta segunda-feira (12), na BR-070, próximo a Cáceres. Em um dos carros que estavam, foram apreendidos 232 quilos de substância análoga à cocaína, localizada no porta-malas. Eles só foram soltos nesta terça-feira (13), quando um exame apontou que a carga era, na verdade, pó de giz.

Com isso, o secretário de Segurança Pública do Estado, Mauro Zaque, destacou que o caso será analisado, já que a ação causou prejuízo aos cofres públicos e também deixou a fronteira desguarnecida, porque mobilizou 16 policiais militares do Gefron e cinco agentes da PF. “Houve prejuízo porque usamos o emprego da força pública para atender uma demanda pessoal e de interesse particular da empresa”, frisou.

“Houve prejuízo porque usamos o emprego da força pública para atender uma demanda pessoal e de interesse particular da empresa”, frisou o secretário de Segurança.

Apesar da ação da Sesp, a Polícia Federal também informou que abriu um inquérito para investigar o caso. Com isso, os diretores da emissora deverão ser intimados a depor.

Os dois veículos usados pela TVCA continuam apreendidos no pátio da PF de Cáceres. Já a carga que era de pó de giz foi encaminhada à sede da PF na capital para ser totalmente periciada. A PF divulgou que apenas 10 dos 169 tabletes foram analisados.

Alex ficou conhecido em MT depois de emplacar várias matérias negativas sobre o estado, no Jornal Nacional, da Rede Globo, depois de uma crise entre a emissora e o governo de Pedro Taques (PSDB). Desta vez não há como 'emplacar' a matéria em rede nacional com teor negativo para o governo do Estado.

OUTRO LADO

Em uma nota divulgada no telejornal Bom Dia Mato Grosso, a TVCA afirmou que informou sobre a produção da reportagem ao Ministério Público Federal (MPF). O contato teria sido feito por telefone e e-mail.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA DO MPF

O Ministério Público Federal comunica que a instituição foi consultada pela TV Centro América, na sexta-feira (09/10), a respeito do interesse do veículo de comunicação em fazer a travessia da fronteira entre Brasil e Bolívia, no oeste de Mato Grosso, simulando o transporte de droga.

O MPF informou à TV Centro América, em duas ocasiões, que não tem atribuição de autorizar ou avalizar a realização da matéria jornalística. E, na obrigação da transparência com as instituições que fazem a segurança na fronteira, o MPF comunicou a Polícia Federal.

 O mesmo dever de transparência com as instituições da Polícia Federal e com o Gefron levou o MPF a comunicar à TV Centro América, ainda na tarde de sexta-feira 09/10, que a força policial tinha conhecimento da pauta.

O Ministério Público Federal reconhece a importância da investigação jornalística para levar ao conhecimento público os problemas de nossa sociedade e em sua relação com a Imprensa atua dentro dos limites da legalidade e com base na transparência dessa relação.

LEIA MAIS AQUI

Laudo confirma pó de giz; Zaque cobra transmissão da matéria na TV

Repórter da TVCA é detido ao fazer matéria que simularia tráfico na fronteira

 

 

Comente esta notícia