27.07.2010 | 23h23


Motoristas do Transporte Coletivo aprovam curso de capacitação do Detran



Os motoristas de ônibus do transporte coletivo da Capital, que participaram do Primeiro Curso de Capacitação, oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) ficaram satisfeitos com a iniciativa da autarquia. O Detran ofereceu o curso durante toda semana passada (19 a 22.07) com objetivo despertar a prática da direção defensiva e o comportamento cordial no trânsito por parte desses profissionais. 

Rita de Jesus, 38, profissional da área há cinco anos, ficou motivada com o curso. “Foi um aprimoramento e uma forma de reforçar tudo que já aprendemos em nossa profissão, que com o tempo acabamos deixando de lado. O curso foi uma maneira de reaprender o que já sabia”, comenta a motorista. 

Oitenta e dois motoristas participaram do curso, que teve a duração de 15 horas. No decorrer das aulas os condutores aprenderam por meio de vídeos, fotos e textos como devem se comportar no trânsito, e, além disso, receberam instruções sobre relacionamento interpessoal. 

“Este curso me fez repensar algumas atitudes no trânsito, principalmente com as pessoas que fazem uso do ônibus”, conta José Sebastião da Silva, 45. 

Para a técnica do Serviço de Trânsito do Detran, Juliana do Carmo, que também ministrou as aulas, o curso foi uma maneira de fazer com que os motoristas repensassem as atitudes do dia-a-dia. “O objetivo foi proporcionar uma formação continuada para que o profissional pudesse relembrar e compreender a importância da direção defensiva e do equilíbrio nas relações interpessoais no trânsito”, disse. 

Além de Juliana, a psicóloga Isabel Figueiredo também participou das aulas oferecendo auxílio psicológico e dicas no relacionamento com pessoas. Ao final do curso, todos os motoristas que participaram receberam certificado. 

Motorista de ônibus há seis anos, Erdinei Fransisco, 38, diz que o curso foi uma forma de recordar as normas e condutas de trânsito. “Esse curso veio para acrescentar mais conhecimento a nossa profissão e fazer com que nós recordássemos o que esquecemos com o passar do tempo e com o estresse do próprio trabalho”, concluiu. 

O Detran-MT realiza cursos de capacitação de motoristas há quase dois anos. Já participaram desta iniciativa condutores de transporte de emergência (170), motoristas especializados em transporte escolar (80), condutores de motolâncias (30) e condutores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (80). O Detran também capacita professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas para trabalharem a temática trânsito de forma transversalizada dentro das disciplinas. Mais de 400 já receberam treinamento em todo o Estado.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO